Bruxelas - Uma delegação da UNITA chefiada pelo seu Secretário-Geral e deputado, Abílio Kamalata Numa, encontra-se em Bruxelas desde segunda-feira, 26 Abril. Fazem também parte desta delegação o Secretário para as Relações Exteriores e Porta-Voz, Alcides Sakala Simões e actual Secretário para os Assuntos Patrimoniais da UNITA e ex-Porta-Voz, Adalberto Costa Júnior.

Fonte: UNITA


Esta delegação encontra-se na Europa para encontros com diferentes instituições e governos, trazendo na bagagem as eleições e a necessidade de serem corrigidas as graves irregularidades que caracterizaram as eleições legislativas de 2008, bem como questões ligadas à estabilidade política.


Esta delegação foi ontem recebida pelo Director para África do Ministério dos Negócios Estrangeiros Belga, tendo tido encontros no Parlamento Europeu com deputados que acompanharam o processo eleitoral em Angola e com responsabilidades nos ACP’s.

 

Angola aprovou recentemente uma nova Constituição que termina com a eleição directa do Presidente da República, passando este a ser eleito de modo bastante invulgar. Torna-se directamente Presidente da República o primeiro nome da lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional, não estando sujeito a qualquer posterior eleição ou confirmação pelo parlamento.


Foram também abordadas questões ligadas aos Direitos Humanos, Direitos Cívicos e Políticos, questão de Cabinda, bem como aos pendentes do Processo de Reconciliação Nacional, nomeadamente à Reinserção dos ex-militares e ao património da UNITA, não devolvido e ocupado mesmo por alguns titulares do governo de Eduardo dos Santos.


Angola é um país bastante importante, dotado de importantes recursos energéticos e minerais, mas dando sinais preocupantes relativos à democratização interna e à boa governação, o que vem preocupando parceiros e investidores internacionais.