Joanesburgo  - Dos filhos de José Eduardo dos Santos (JES)  é  o que aparenta ter uma visão  critica da situação social no país. Quando se desloca as províncias  faz uma apreciação habilitada/critica   da situação,  por vezes notando lentidão ou ma fé  das autoridades locais em serem lentas  no trabalho. No regresso da viagem partilha a sua visão com o pai, o que faz dele uma das fontes de informação do PR angolano.


Fonte: Club-k.net

Tem tido tratamento  “presidencial”

José Filomeno de Sousa dos Santos é filho de JES com Filomena de Sousa “Necas”, filha de pai originário de cabo verde e mãe angolana. Ao tempo em que os pais de Zenú mantinham uma relação, o pai era Ministro das Relações Exterior e a mãe, uma funcionaria da cooperação do ministério que vivia na vila Clotilde (Vila Alice). Depois de Zenú nascer, a mesma transferiu-se para o bairro popular (Rua porto Alexandre), em casa da mãe, onde o pequeno viveu os primeiros anos.  Mais tarde, já crescidinho, Zenú e a mãe se mudaram para os arredores do bairro alvalade (Rua comandante Stoner).


No inicio da década de noventa foi estudar na Suécia acompanhando a mãe que havia sido transferida para aquele país como diplomata (Secretária para os assuntos econômicos da embaixada angolana).  Antes, Zenú fez o ensino de base na escola Ngola Kanine em Luanda, freqüentou a sétima classe (ano lectivo 89/90), na escola Juventude em Luta  (sala 1, turma AR). Era visto  como “um estudante muito calmo que estudava no meio dos outros sem distinção”, não obstante gozar da  “imunidade” de ser levado de Mercedes e com dois militares (guarda-costas). 


Poucos anos depois foi estudar na Inglaterra onde se graduou com um BE em engenharia electrónica e eléctrica. Na altura a mãe estava colocada neste país  como primeira secretaria/assuntos econômicos da embaixada. Enquanto estudante, Zenú ia a Luanda de férias e nesta altura conheceu uma jovem estudante do PUNIV, Maíra Fernandes de quem passa a pretender. De inicio, a jovem não queria nada. A mesma tinha o antecedente de nunca ter tido um namorado. Mas,  logo após o “empurrão” de  duas amigas, Maíra aceitou Zenú. No sentido de te-la por perto, Zenú dos Santos arranjou uma bolsa para a namorada pela SONANGOL e em 1997, a mesma seguiu para a Inglaterra. No regresso da missão estudantil, o casal contraiu matrimonio em 2004, em Luanda. (foi sua madrinha de casamento, uma tia, Stela Santiago, hoje vice-cônsul em Houston). Após o casamento passou a viver no Alvalade. Tem uma casa de praia no Benfica (usada para o final de semana e descanso). Recebeu recentemente uma casa no condomínio Cajueiro da Sonangol em talatona. Tem também outra no Nova Vida.


Antes de se formar, Zenú denotava ter um apego especial pela musica. A dada altura passou a freqüentar os estúdios do produtor musical, Beto Max onde aprendeu a tocar piano. Não foi a tempo de ser musico, mas, entretanto apoiou alguns talentos que se prenderam neste mundo dentre as quais Yola Araujo e outros nomes imprecisos. 


Como profissional e na qualidade de antigo bolseiro da Sonangol, foi enquadrado na empresa passando a ser director-adjunto da empresa AAA, uma seguradora fundada pela petrolífera angolana.  Era pouco visto no seu gabinete (primeiro andar do antigo edifício) e em meados de 2005 largou o emprego passando para o sector privado.


Formatou a sua própria “entourage”. Recuperou velhas amizades, com realce a Jorge amigo de infância que passou a ser o seu "braço direito”. Outro amigo favorito é Índio,  filho de Aldemiro Vaz da Conceição com, Stella Santeago, irmã da mãe de Zenu.     Juntou-se também a  Mirco Martins, um jovem empresário  formado em engenharia electrónica  pela Universidade de Salford,  em Manchester, e que passou a ser uma espécie de “irmão” seu desde os tempos da Inglaterra.(Viajam juntos, já foram em negócios para Suíça,  China e etc). Mirco é enteado de Manuel Vicente.  O “ mastermind”  dos seus negócios é  Jean-Claude de Morais Bastos, um cidadão originário de Cabinda com nacionalidade suíça. É através do mesmo que Zenú criou o seu próprio Banco, o “Quantum” recrutando para si, Ernst Welteke, ex-presidente do Banco  Central  da Alemanha que é o PCA do  banco que criou em Angola. Foi Jean-Claude Bastos  que levou  José Filomeno dos Santos “Zenu” para fazer parte da “Afrikanische Innovations Stiftung” (Fundação para inovação de África), com sede na Suíça.


Passou a ter igualmente os chamados “ponta de lanças”. Os mesmos se estendem até as províncias. Em Benguela, localidade que muito se desloca com freqüência (de jacto privado),  é apresentado como seu  facilitador, Manuel Francisco, figura, que o ajuda(va)  na aquisição de terrenos. A construção  de uma nova refinaria no Lobito, inicialmente  pela empresa chinesa Sinopec,  que se retirou,  faz de Zenú, a, eminência parda do projecto. (João de Matos também faz parte do projecto). O filho do PR  é também  conotado a  uma empresa de construção em associação com a África Corporation, da China.


A área empresarial que mais preferência tem é o ramo da imobiliária. Justifica, em meios privados, que pretende ajudar a juventude.  Tem o seu Gabinete de trabalho num edifício na Maianga.  É descrito como uma pessoal “muito humilde e educada”. A dada altura disponibilizava o seu cartão de visita, a toda gente,  até  mesmo no pessoal do protocolo do aeroporto quando viajasse para o exterior. É por via desta facilidade que em Outubro de 2009, um grupo de quatro jovens (Mauro, Massoxe, Divaldo e Paulo), teve o seu contacto, e  ligou-lhe para vender um terreno, em cacuaco cuja documentação era falsa.  (Tratava-se de uma rede de burla que pretendia vender-lhe um terreno que por sinal era seu).


Zenú tem sido destinatário de projectos de jovens amigos que levam ate a si para apoiar. Na sua maioria rejeita aconselhando os seus interlocutores a apresentarem as propostas a uma instituição bancaria. A sua reacção é reflexo da postura de “muito direito”, conforme discrição ao seu redor. O mesmo passou a ser “muito mais” discreto. Recentemente, rejeitou conotações que o associavam a altos funcionários do Instituto de Estradas de Angola. Tem pedido aos seus próximos que não o citem com terceiros. 

 

É muito cuidadoso  na gestão da sua imagem;  porta-se como um “cavalheiro”; quando vai a padaria comprar pão saúda as pessoas mesmo que não as  conhece; é capaz de dar prioridade as senhoras. As pessoas que com ele se cruzam sobretudo os jovens acabam por ter a impressão de “figura simples” e “bastante educada” que nem parece ser “filho de quem é”.


Das suas participações empresarias consta, que o mesmo é sócio de uma Campânia aérea, Air26, de uma rede de transportes Tura. Tem também aspiração aos negócios dos diamantes. Quando começou a se firmar nos negócios privados deslocou-se diversas vezes ao Ministério da Geologia e Minas, ao qual recebeu da direcção Nacional da geologia, autorização de concessão para exploração de minerais. É muito próximo ao PCA, da Endiama, Carlos Sumbula tido como “muito competente”.


José Filomeno dos Santos presta também trabalhos de assessoria numa área técnica da Presidência da Republica. É tratado pelas secretarias como “O engenheiro”. O novo aeroporto internacional, a ser construído na área de bom - Jesus esta agora sob  sua  alçada. Antes estava sob controlo do general Manuel Vieira Dias “Kopelipa”.


A imprensa  em Angola tem o apresentado como  potencial sucessor do pai. Na verdade não lhe  é notado objecção quanto ao assunto, (em meios familiares faz-se defesa a  Fernando Dias dos Santos “Nandó”, sob alegação de que tem mais “punho” para por ordem no país). Há cerca de três anos, num jantar com amigos foi lhe indagado se aceitaria, tais propostas “presidencialistas”. O mesmo respondeu que “era patriota e que estará sempre ao serviço do país”.


Na altura foi visto a franquear a sede do MPLA, ao que deu azo de que estaria a se estrear na política.  Em Agosto/Setembro de 2008, esteve num comício do partido no poder. Na véspera da preparação do ultimo  congresso do MPLA, a media angolana noticiou constantemente que o mesmo iria ser elevado ao Comitê Central do partido. No sentido de esvaziar  especulações, Zenú  absteve-se do conclave, sobretudo como convidado como fez Isabel dos Santos e Sindika Dukolo. (Tchizé não participou  devido ao seu estado de gravidez).


As ventilações que o associam como potencial candidato já começa a fazer “espécie” mesmo no circulo familiar de JES, devido ao tratamento/atenção “presidencial” que o PR ultimamente presta ao filho.  A 25 de Fevereiro, realizou-se no salão da cidade alta, um casamento de uma sobrinha de JES, Jurema Santos e Zenú fez parte da mesa especial do pai, ladeado dos irmãos, Luis e Avelino dos Santos. Era o mais novo da mesa.  Zenú era o único que tinha tratamento “presidencial”. (Pai e filho não consumiam a comida ali a disposição; o mantimento, inclusive o gelo para o refresco vinha do palácio presidencial, a 2 minutos de distancia do local da festa).  Na hora de JES se retirar indo  para os seus aposentos, Zenú retirou-se em simultâneo como se fosse um “Vice-PR”.  Os guardas fizeram cobertura a ambos. 


Constatações que alimentam  as teses presidencialistas em torno do mesmo:


- São lhe atribuído a freqüência do curso de ciências políticas, a distancia, acrescida a uma formação de inteligência que terá feito em Israel.


- Passou a fazer parte do núcleo restrito de conselheiros informais de JES. Em meios atentos, diz-se que passou a ocupar a “vaga” deixada por Desiderio Costa. Nas deslocações ao exterior, Desiderio Costa era uma espécie de tesoureiro, papel agora desempenhado por Zenú. Em Fevereiro, de 2009, JES foi à Alemanha, o mesmo não fez parte da viagem, mas um emissário seu, Ernst Welteke, esteve presente num fórum de negócios realizado em Berlim.


- A sua inclusão nos negócios imobiliários é sob alegação de que pretende ajudar a juventude; cenário entendido como estando em “campanha” a longo prazo. 


- Foi-lhe dispensado um “espaço” na presidência, onde funciona como assessor de uma área técnica relacionada ao seu curso. Foram-lhe atribuídos dois dossiês, o do novo aeroporto e outro de referencia imprecisa. Já esta familiarizado com o circulo presidencial. Em finais do mês passado, necessitava de um expert para área da arquitectura e contactou um técnico da presidência para que lhe recomendassem um profissional no mercado.


- O seu “adversário” ao cadeirão presidencial, Fernando da Piedade dias dos Santos que mais perto esta na linha de sucessão é referenciado como estando sem poderes. Não tem orçamento próprio. Se desejar erguer uma escola ou hospital, na sua qualidade de Vice-PR, terá de solicitar por escrito a JES. A área social em que se diz responder faz contrapeso com Carlos Feijó e com uma Secretaria da presidência para a área social, Rosa Pacavira que faz intervenções de caracter nacional.