Lisboa -  Problemas internos que tem estado a prejudicar a imagem da administração do Município do Cazenga  estão a ser objecto de  apreciação por parte do  SINFO, o  órgão domestico de analise e informação que passou a ser  chamado  Serviço de Inteligência e de Segurança do Estado (SISE).


Fonte: Club-k.net

Neste  município, os serviços de segurança, dispõe de uma brigada operativa local (com gabinete que também cobre o Rangel) cujo responsável  é  um operativo   identificado   por “Caxala”, natural do Uige e que  responde ao  delegado provincial  do SISE de Luanda.


De acordo com  constatação “in loco”  a  brigada local do SISE,  desdobra-se na colecta de dados exactos  para o apuramento de desinteligências reflectidas nos seguintes levantamentos  a saber:


- Mau estar nas relações interpessoais  entre o administrador Municipal, Vitor “Tany” Narciso e o seu adjunto,  João Adão, no posto deste o tempo do ex administrador, Mateus António da Costa.  Tany Narciso retirou competências a  João Adão de assinar declaração de atestados de  residência. Na segunda  semana de Abril, o administrador  viajou ao Brasil num momento em que o município estava em situação menos boas, e logo após ao seu regresso a 18 de Abril, passou a hostilizar o seu adjunto por “suposta” traição, consubstanciada no seu papel de acompanhante da delegação do MPLA que recentemente  foi fazer limpeza naquele município. Quando João Adão entra para o Gabinete, o administrador retira-se. A situação vigente  esta afectar a dinâmica administrativa  do Município.


- Constatação segundo a qual o complexo   Marco Histórico do Cazenga passou a ser usado como parque de estacionamento de viaturas de Tany Narciso. A  gestão do espaço  é feita por brasileiros contratados pelo  próprio  administrador. Há suspeitas de que a gestão do restaurante no mesmo local esteja sob alçada de uma empresa supostamente ligada ao mesmo.

 

- Antes de Tany Narciso   assumir o posto de dirigente municipal  faziam parte da administração cerca de 100 funcionários repartidos nas administrações comunais e delegações municipais. Os colaboradores do operativo Caxala, notaram que  agora há cerca de 360 elementos que funcionam em regime de colaboração. Há também decorrência de atrasos de salários.

 

- Mau relacionamento com os quadros da administração. Um complot, que premeditava “atirar-se” contra o administrador foi atempadamente abortado por um alto funcionário ligado a uma das delegações municipais que funciona na sede da administração.

 

- Gestão e gastos incompatíveis as necessidades da população. Alugou no município, uma casa (paga pela administração) para causar a impressão popular  de que passou a morar no Cazenga. A casa fica inabitada. Tany Narciso tem a sua residência privada no bairro prenda em Luanda.


- Incompatibilizou-se com altos dirigentes do  Comitê Municipal do MPLA no Cazenga. Na  sexta feira (07) passada estava prevista uma reunião para analisar o assunto  cujo animador seria Francisco Naval, o primeiro Secretario do partido naquela localidade.


De acordo com  as normas internas, os dados a serem levantados pelo Gabinete  local do SISE  devem ser  canalizados para o  órgão  de apoio técnico operativo – informativo  que  é a estrutura da delegação provincial  que se ocupa da operação, analise  e informação utilizando meios técnicos e humanos a disposição.


Para alem da sede principal nas redondezas da Assembléia Nacional , os serviços de informação funcionam nos municípios em diversas formas ou moldes . Em Luanda, nem todos dispõe de um Gabinete próprio como sucede ao do Cazenga.  O Chefe do SISE,  no Cazenga é um quadro que opera naquela área a largos anos e que  passou a ter a  residência na zona pau-grande,  localizada no mesmo município. Há informações, segundo a qual  o mesmo pode vir a ser substituído por um quadro mais novo do seu gabinete.