A carregar...

Artigos

Tribunal Provincial de Luanda desmente notícia publicada no semanário Folha 8

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda – O Tribunal Provincial de Luanda desmentiu o conteúdo da notícia publicada no semanário Folha 8, na sua edição nº 1003 de 24 de Abril de 2010, considerando-a falsa e destituída de qualquer fundamento, mas visando enganar a opinião pública nacional e internacional.

Fonte: Angop

 
Num comunicado chegado hoje à Angop, refere-se que a aludida notícia, da autoria do jornalista William Tonet, acusa o juiz de direito e presidente do Tribunal Provincial de Luanda, Augusto Escrivão, de manter presos dois mil cidadãos constantes de uma relação nominal dos reclusos com a metade da pena.

 
Segundo o comunicado, o periódico narra igualmente a existência de casos de prisão preventiva exageradamente prolongada, assim como ocorrências consideráveis sobre avisos de soltura a reclusos, cujas penas foram inteiramente cumpridas, citando os cidadãos Bernardo Serrote, Famoso do Carmo Madaleno e Marcelino João, que se encontram a cumprir penas de prisão maior.

 
Deplora o facto de William Tonet ter-se servido do jornal de que é proprietário, caluniando e difamando a pessoa do juiz de direito que “amavelmente o recebeu” no seu gabinete, em 2009, onde “recebeu todos os esclarecimentos sobre a situação e os requisitos para a concessão da liberdade condicional de qualquer recluso”.

 
Na opinião do Tribunal Provincial de Luanda, a atitude do jornalista visou apenas manchar o bom nome e a imagem da entidade, “tentando semear, mais uma vez, a confusão na sociedade, principalmente no seio dos órgãos que intervêm na administração da justiça em Angola”.


 
“A publicação dessa falsa e maléfica notícia visou também, e como sempre foi apanágio do jornalista William Tonet, atingir o seu objectivo mercantil que, certamente, tem o levado a enriquecer à custa da denigração do bom nome e da imagem de pessoas que nunca se intrometeram na sua vida privada ou profissional, como é o caso do juiz presidente do Tribunal Provincial de Luanda”, observa o comunicado.
 

Acrescenta que esta atitude baixa, pobre, negativa e, sobretudo, mórbida de fazer jornalismo, viola deliberadamente os direitos humanos de outras pessoas que Willim Tonet, que se diz ser jurista, sempre propalou defender.
 

O comunicado esclarece que os mapas elaborados pela comissão integrada pelo tribunal, procuradoria provincial, cadeias e a direcção provincial de investigação criminal atestam que, neste momento, estão a tramitar normalmente 52 processos de liberdade condicional, prevendo-se a decisão dos mesmos no decorrer do segundo trimestre de 2010.
 

A este propósito, a aludida comissão esclarece, no mesmo comunicado, que para a concessão da liberdade condicional não bastam o cumprimento da metade da pena e o bom comportamento na cadeia, porque existem outros requisitos previstos no artigo 120 e seguintes do Código Penal em vigor no país.
 

Face a situação, a comissão entende que “perante tão grosseira mentira e descarada difamação, o lesado está no seu direito de proceder criminalmente contra William Tonet pelos crimes de difamação e calúnia, não assistindo a este jornalista qualquer invocação”.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 efenberg de sousa 27-08-2011 20:55 #19
faço minhas as palavras de salamandra.
so para dizer que esta proximo esse dia em que o regime e os seus lambe botas vao correr, pooorra, estamos fartos destas injustiças e corrupçoes.
0 Salamandra 07-08-2011 16:49 #18
Sempre foi assim. Não se adimirem , pois mesmo com o colonialismo era assim. Enquanto uns diziam que os colonos deviam partir , havia os Zeloso maria ndukila , os Guilherme lima duarte , os gastao etc, etc que já naquele tempo eram os lambe botas do regime. Quem é voce Angolano que não sabe o que se passa nas cadeias de Angola ? Não digo de Luanda. Quem nunca ouviu falar de gasosa para uns sairem e outros apodrecerem e mesmo assim há caras-de-pau que sem vergonha querem defender esse podre regime. Mostrem as vossas caras e sairam com eles a correr para São Tomé quando o dia chegar......... .
0 Doutoromania 22-05-2010 07:41 #17
O WT COBRA COBRA 200 DÓLARES/MES NA UNIVERSIDADE DE ENSINO A DISTANCIA QUE ELE REPRESENTA EM ANGOLA? E ELE FORMOU-SE NESSA MESMA UNIVERSIDADE.HA VERÁ SERIEDADE NA SUA FORMAÇAO? AO QUE ISTO CHEGOU!...
0 xXx 22-05-2010 04:01 #16
E o pior eh que estao sempre a falar 'cobras e lagartos' do William Tonet mas processarem num processam ou quando o fazem, fica em 'aguas de bacalhau'.
Diria que na aldeia dos arruaceiros, a matilha late mas a caravana nao deixa de passar assim como W.T. nunca ha-de deixar de falar a verdade! 8)
0 POVO BURRO 21-05-2010 17:54 #15
Incrível é vocês serem mentidos e desmentidos com mentiras que vós mentem a cada dia.

1 vai detonar - E todos vão criticar
Depois alguém desmente - E todos vão aceitar

Engraçado praka
0 Oszeed 21-05-2010 15:21 #14
Não é de agora em que mais uma vez assistimos o jornal F8, metido em processos criminais por alegadamente publicar noticias difamatorias. É claro que da parte do nosso estado e suas instituições nunca se viu vontade esmerada em ver os orgãos de comunicação social informar de forma completamente livre, mas as acusações que pesam sob referido jornal tornaram-se um processo sistematico que chega mesmo a por em causa as noticiaa veiculadas pelo mesmo.Precisamo s de orgãos de informação serios e não meramente sensacionalista s com o unico objectivo de vender noticias pouco crediveis, ou que não foram alvo de investigação mais profunda.Com todo respeito que tenho pelo Dr. William Tonet, devo dizer que deverá refletir outra vez a linha de actuação do seu semanario, e deixar de usar o mesmo para atacar pessoas com quem não cruza....muito obrigado!!!
0 Zeca Lixado 21-05-2010 13:01 #13
Como sempre o Dr. ManDasMerdas a mostrar a sua inteligência de katatu porco! Asqueroso quanto baste!
0 Amós/Luanda 21-05-2010 11:19 #12
o William Tonet é um criminoso, engana as pessoas com notícias falsas só para ganhar dinheiro, isso é corrupção, grande corrupto esse gajo, condutor de um jornal bajulador, sem moral, devia também ir para a cadeia ou fechar o seu atellier, porque o povo está a ficar cansado de mentiras públicas, jornalismo não é isso, o Tonet, é um individuo de cultura baixa,só trabalha para desiludir os angolanos, que leva ao público os seus sentimentos pessoais transformados em notícias públicas, isso é crime, usar um jornal somente para atacar outras pessoas, e será que ele é tão perfeito assim? Nunca mais, porque tem cultura baixa e sangue de verme....
0 Força Folha 8, da-lhes xicote 21-05-2010 11:07 #11
Força Folha 8...vamos mandar este regime JES/MPLA pra baixo. Eu compro sempre pk antes tava cego e não via as porcarias deste governo. Obrigadão
0 Lote 21-05-2010 09:51 #10
Aque alguem já entrou na cadeia? ou alguem já levou comida em um preso? meus irmãos problema do Angolano é este não gostamos se posicionar no lugar dos outros, há muita coisa errada neste país, vão ainda ali perguntam a maioria dos crimes? pergunta ao taxista que quando te prendem a viatura se ficar mais de dois dias é muita coisa que desaparece do carro, em suma preoucupam-se muito com a aplicabilidade da lei ou apreensão mais não dão importância outros tramites a se cumprir(segundo a lei), sinceramente é incrivel o posicionamento ou atitude de certos cidadão na capital da república de Angola, temos muitos ignorantes sem medo de errar talves podia ser a última província no mundo onde haveria manifestação de um problema que vive e convivecom ele, Benguela manifestou-se; Portugal houve; Brasil; Cabinda etc. mais o povo de Luanda que é o mais sofredor(pensam que os mais vijo) em tudo silência-se, não sei aque chamar-mos antropologo para analisar "O comportamento das pessoas na Capital de Luanda", em suma penso que a critica de W.T não é distruitiva apenas vem mais uma vez despetar o que se passa outro lado.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL