Benguela - Os conflitos permanentes e rudes em África,"borram" o desenvolvimento económico e sustentável que se pretendem. A fome, as doenças, sofrimento perseguem segundo a segundo o povo africano. O Todo-Poderoso abençoou o nosso continente com riquezas, e cérebros capazes de "conduzirem" bem esta parte do planeta, a defesa do bem comum, prossecução do interesse público, torna-la um "paraíso terrestre".


Fonte: Club-k

Monstro escondido nas costas das lideranças africanas

Então quais os motivos de Guerras, golpes de estado, traições? Esta inquietação seria respondida de várias maneiras, como falta de vontade politicas, ambição desmedida de muitos governantes, má governação, corrupção galopante enfim diversas respostas… Eu porém "por cima"desta colocaria outra. Africa produz armamentos? E para ser mais claro, qual é a origem do material bélico e a logística que "passeiam "na mão dos rebeldes?


As respostas a essas inquietações …. Requerem uma análise mais profunda, não sou perito em matéria africana todavia um " pequeno observador". Há um monstro escondido nas costas das lideranças africanas, que dirige e formata a política e os seus apetites carnais avassaladores. Depois aparece como bom samaritano, doando bens e a sua" mão caridosa". Que hipocrisia?


Pondo de parte todas as polémicas que "norteiam" o livro o príncipe da Maquiavel dizia"o príncipe deve ser como a raposa conhecer as ratoeiras e como leão para atemorizar os lobos". Muitos governantes caem facilmente nas armadilhas e tornam-se reféns desses "bem-aventurados".


Os mais lúcidos que poderia ajudar os outros, rende-se por uma "simples sandes e uma gasosa" depois ficam comprometidos, e tornam-se "bocas de aluguer" e defendem até o absurdo. Os anos de universidades, os estudos (horas perdidas, sacrificadas e compensadas com boas notas) ficam esquecidos? Temendo a morte? Ou querendo dinheiro? Ou ainda esperando a sua vez?


Afinal, quem é o monstro?