Luanda - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje em audiência o Chefe de Estado-Maior General do Exército chinês, Chen Bingde, com quem passou em revista o estado da cooperação entre os dois países.

Fonte: Lusa


No final do encontro, o general chinês indicou que vai ser reforçado o intercâmbio militar entre os dois países. “Podemos mandar algumas delegações para darmos o nosso contributo nas missões para a estabilidade militar mundial”, disse o oficial chinês.


Por sua vez, o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (CEMGFAA), Francisco Pereira Furtado, que também participou no encontro, disse que desde 2008, o ministério da Defesa tem estado a trabalhar com várias indústrias do ramo da defesa chinesas para a análise das necessidades do exército angolano, no sentido de se reequipar.


Francisco Pereira Furtado referiu que durante o encontro José Eduardo dos Santos, que também é o Comandante em Chefe das Forças Armadas angolanas, frisou a necessidade de encontrar formas de acelerar a cooperação.


“É extremamente importante a cooperação com a China, porque estamos a lidar com uma das maiores forças armadas do mundo, com mais de dois milhões de efetivos e 67 academias militares”, sublinhou o general angolano.


Na quinta-feira, o Chefe de Estado-Maior General do Exército chinês assinou um acordo que prevê a doação de equipamentos informáticos avaliados em um milhão de dólares.