Luanda  – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje (sexta-feira) em audiência o embaixador do Brasil, Afonso Cardoso, em fim de missão, de quem recebeu garantias do contínuo reforço das relações entre os dois países.

Fonte: Angop 


O diplomata brasileiro disse aos jornalistas, após o encontro, que foi ao Palácio Presidencial da Cidade Alta apresentar cumprimentos de despedida ao Chefe de Estado e agradecer o apoio e generosidade do povo angolano.

 
 

Afonso Cardoso considerou as relações bilaterais “significativas e importantes por ser uma parceira histórica, feita não só do passado, mas com olhos no futuro”, facto que justifica os crescentes investimentos realizados de forma recíproca.

 

Realçou a realização, durante o seu mandato, de sete seminários conjuntos e um curso de mestrado sobre doenças tropicais, a participação de especialistas brasileiros na reforma educativa e a implantação de tecnologia para crianças com necessidades
especiais.

 

 Relativamente aos progressos registados nos últimos anos no país, o embaixador cessante do Brasil apontou, particularmente, a realização das eleições legislativas, em 2008, e a aprovação da Constituição, em Fevereiro deste ano.

 

De igual modo, o diplomata despediu-se, hoje, do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e do presidente da Assembleia Nacional em exercício, João Lourenço.

 

Afonso Cardoso deixa Angola depois de dois anos e meio, devendo ser substituído pela diplomata Ana Cabral, cujas cartas credenciais apresentará ainda este mês.

 

Vice-presidente da República e embaixador russo examinam relações de cooperação


O vice-presidente da República de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o embaixador da Rússia, Serguey Nenáchev, analisaram hoje, sexta-feira, o grau de  implementação dos projectos contidos em diversos acordos de cooperação firmados entre os dois países.

 

Em declarações aos jornalistas, no termo da audiência concedida pelo Vice-presidente da República, Serguey Nenáchev salientou que a análise incidiu sobre a execução das acções no plano económico, científico e técnico.

 
 Lembrou que estas acções estão definidas nos acordos de cooperação rubricados aquando da visita a Angola, em Junho de 2009, do líder da Federação Russa, Dimitri Medevdev.

 
 
Neste sentido, anunciou a realização, ainda este ano, em Luanda, de uma reunião da comissão mista Angola-Rússia, para definir as prioridades de execução das tarefas inscritas nos seis instrumentos jurídicos assinados nos domínios da aviação, investimento, ensino superior, recursos minerais e telecomunicações.

 
 Segundo o embaixador, entre os projectos existentes, o referente a criação do sistema nacional de comunicações via satélite “Angosat” é o que está mais avançado em termos de realização.

 
 “A parte técnica já foi estudada, analisada e assinada, e já propusemos as propostas do financiamento do projecto e aguardamos pela resposta do governo angolano”, disse Serguey Nenáchev, que não avançou o montante global do investimento.

 

Entretanto, o vice-presidente da República de Angola recebeu ainda hoje, o embaixador do Brasil, Afonso Cardoso, em fim de mandato, com quem analisou aspectos relacionados com a cooperação bilateral.