CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, AO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA E DEPUTADOS À ASSEMBLEIA NACIONAL DA RDC


Excelências,


Foi com sentimento de grande consternação que, recebemos a dolorosa noticia sobre o assassinato deste grande filho do Continente Negro pelas Autoridades Policiais Congolesas. Segundo informações as quais a IAADH (Initiative Angolaise Antimilitariste pour les Droits de l’ Homme) teve acesso, dão conta que Floribert Chebeza Behizire e seu colega Fidèle Bazana Edadi,  igualmente Activista para os Direitos do Homem, foram antes de mortos, brutalmente torturados e vieram a falecer em consequência de tais torturas, testemunhas oculares, afirmaram a nossa Organização que, o corpo do Cidadãos Fidèle Bazana Edadi encontra-se ainda desaparecido e o estado do outro cadávere deixava concluir que a acção tenha sido perpetrado por individúos psicopatas, tão psicopatas quanto alguns dirigentes da República do Congo incluindo o seu Presidente que, mandatam grupos errantes a praticar tais crimes contra todos aqueles que de forma directa ou indirecta afirmam-se como defensores dos direitos do homem. 

 

Por esta ordem, a Inicitiva Angolana Antmilitarista para os Direitos Humanos, vem mui respeitosamente, através da presente carta, solicitar às Autoridaddes da República Democratica do Congo a mais profunda investigação e esclarecimento sobre o assassinato dos Cidadãos Fidèle e Floribert Chebeya Bahizire, presidente da Associação não Governamental denominada Voz dos sem Vozes, uma Associação que luta pela defesa dos Direitos Humanos na RDC, assim como em África. Floribert, foi um homem de respeito e de elevado valor intelectual e que tinha o Congo como o centro do seu Coração, em várias ocasiões, como por exemplo numa  palestra na Alemanha, falava em nome de todos os Congoleses como se de seus próprios  filhos, irmãos e pais se tratassem, pediu vezes sem conta a comunidade Europeia que olha-se o Congo com boas intenções e que ajudasse o mesmo país a encontrar uma paz definitiva e sustentável. Nas suas declarações veridicas, apesar de tudo, Floribert sabia poupar com palavras e evitava fazer acusações directas a aqueles como Joseph Kabila e seus parceiros que, através da corrupção e do roubo transformaram a Republica num dos Paises mais pobres do Planeta .

 

Para o enaltecimento de Africa, e para honrar o povo Africano, os lideres de Africa devem precionar os autores deste crime para que se faça uma investigação independente e justa para que se faça justiça. Neste momento todo mundo está de olhos em Africa e todos aqueles que insultam ou rejeitam o homen negro esperam mais uma vez anciosos pelo desfecho deste ediondo crime e já advinham de certeza que será mais um caso para o deixa andar ja que eles não acreditam muito na boa fé da maior parte dos dirigentes Africanos. Africa não precisa de criminosos no poder, nem mesmo de grupos que entendem servir interesses alheios ao invés dos interesses dos seus próprios povos os Africanos, diga-se em abono da verdade, estão cansados de serem representados por criminososos. O povo e aqueles politicos de boa fé que defendem realmente o interesse da maioria, devem reunir esforços no sentido de eliminar  os pequenos bandos de criminosos que insistem em manter-se no poder como se quizessem levar acabo o antigo sistema colonial, levando a maioria das nações ao abismo e a pobreza num Continente tão rico em que os seus habitantes vivem numa pobreza extrema. 

 

África precisa, isto sim, de lideres que tem projectos dignos de Governação para honrar seus filhos e filhas, sobretudo apartir deste momento em que muitos paises no Continente celebram no corrente ano os seus 50 anos de independência, fica por se entender porque razão os dirigentes Africanos massacram e muitas vezes matam o seu próprio Povo de fome, ou será pelo facto de a maioria não pactuar com a ideologia corrupta dos Politicos? Sem sombras de duvidas, o Africano deve sublevar-se para afastar o despotismo que  parece pior que na era Colonial. A luta contra o colonialismo justificava-se plenamente o que, não se justifica é o facto de os Governantes Africanos comportarem-se muitas vezes piores que os ex-Colonos, atirando o  Povo na miséria, humilhação e procuram a todo custo mante-lo a margem da sociedade. É triste  saber que,  apesar de o Congo ter e vender quase todos recursos naturais estrategicos, é um dos unicos Paises em Africa que não apresenta o seu Orçamento Geral do Estado. 


Excelencias,


O uso do poder ilegitimo do regime de Kabila para sobrepujar os mais fracos foi desta vez longe demais, ao mandar assassinar o Presidente da organização a voz dos sem vozes, organização que representa a maioria das vítimas do regime Congoles, o regime e a politica de Kabila representam um perigo e uma ameaça a segurança da região, os paises como Angola, Zimbabwe e Namibia deviam tomar medidas severas contra este regime e, também rever todas as relações diplomaticas  existentes com aquele Pais. A Iniciativa Angolana Antmilitarista para os Direitos Humanos tudo fará com finalidades de consultar os orgãos superiores e o departamento do Estado Angolano para os Direitos Humanos no sentido de ajudarem a reforçar a Investigação e finalmente o esclarecimento da morte do nosso inesquecivel Colega e amigo Floribert.


Excelencias,


A IAADH está informada de todas as actividades ilegais do Sr Kabila bem como do seu Governo e, num momento oportuno a Iniciativa Angolana para os Direitos do Homem levará ao conhecimento do Povo Congolês a Politica ditatorial do Presidente Kabila, e a razão da permanência da guerra no Território Congolês. Exigimos que a justiça do assassinato dos nossos colegas seja feita em nome da liberdade e Democracia na Republica Democratica do Congo para a honra de Africa ou homen negro em geral, ou ainda para a honra da dignidade humana, que vale para todos povos, incluindo o Congolês.

 
A Justiça triunfará!


Feito em Berlim aos 9 de Junho de 2010


IAADH e.V- Berlim