Joanesburgo - A fundação informou em comunicado que Mandela, de 91 anos, apontado como responsável por ajudar a África do Sul a conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo em 2004, soube da morte de Zenani Mandela na manhã de sexta-feira.

Fonte: Estadao


"Dessa forma, seria inapropriado para ele comparecer pessoalmente à comemoração da abertura da Copa do Mundo Fifa 2010", afirmou o comunicado da fundação.


Os sul-africanos esperavam que Mandela pudesse comparecer à partida de abertura entre África do Sul e México, apesar de sua frágil saúde.

 

Zenani Mandela, morta dois dias depois de seu 13º aniversário, era uma das nove bisnetas do ex-presidente sul-africano. Ela morreu num acidente em que se envolveu o carro que a levava quando saía do show de abertura da Copa do Mundo.

 

A polícia disse que estavam incorretas as informações divulgadas inicialmente de que a ex-mulher do ex-presidente Winnie Madikizela-Mandela estava no carro. O motorista do veículo foi preso pela polícia, que investiga se houve homicídio culposo.

 

A Fundação Mandela disse que a família pediu privacidade. Zenani era neta de Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela e de Winnie Madikizela-Mandela.