Declaração de manifestação de intenção de candidatura

 

Caros Companheiros da Direcção da JURA;


Distintos convidados,


Dignissimos Jornalistas


Minhas senhoras e meus senhores;


É com alto sentido de cidadania e dever patriótico que eu, Adriano Abel Sapiñala, membro da Comissão Permanente do Comité Nacional da JURA e da Comissão Politica do Partido, dirijo-me à Vs. Excelências para de uma maneira formal manifestar a minha intensão de candidatura ao cargo de Secretário-geral da JURA. 

 

“Se a pátria é de todos, é mais vossa que sóis da geração vindoura”, dizia o membro número um da JURA, Dr. Savimbi.

 

Partindo de uma séria reflexão sobre a vida do país em geral e do Partido em particular, sinto-me na obrigação moral e militante de dar continuidade a minha humilde contribuição à causa nobre da UNITA, na defesa da esmagadora maioria de angolanos, vítima da má governação, da corrupção e da exclusão social promovidas e sustentadas pelo regime autoritário embarricado na Cidade Alta. 


Sob o Lema: “Com maturidade, JURA - coesa, mais aberta e mais actuante”, firmamos esta candidatura com o objectivo de fazer da nossa organização juvenil o braço de apoio do partido para galvanizar os anseios de mudança e a realização dos objectivos postulados no ideário de MWANGAI.


Ilustres Companheiras e Companheiros.


O regime corrupto e autoritário, a quem a democracia «foi imposta pelo ocidente» e diga-se também, em honra da verdade pela UNITA, há muito que gizou uma engenhosa cruzada contra a democracia.


Para lograr tal desígnio, escolheu como alvo principal a UNITA, por ser ela a sua precursora e seu pilar em Angola.


É nosso dever defender intransigentemente a democracia, mas para tal, precisamos de uma JURA politicamente esclarecida e fiel aos princípios e valores do partido;


Jovens corajosos, lúcidos e vigilantes que julguem correctamente os fenómenos políticos e sociais; jovens que saibam divisar e neutralizar sem evasivas qualquer manobra que vise em última instância a subversão do Estado Democrático de Direito; jovens que situem sempre os interesses da UNITA e de Angola acima dos sues interesses individuais ou de grupo.


Precisamos de uma JURA mais aberta à sociedade e mais dinâmica na sua acção política junto das massas;


Enfim, uma JURA capaz de veicular com clareza a mensagem de fé e de esperança na UNITA, como alternativa política viável e segura.


A JURA tem de estar mais próxima dos jovens angolanos, estejam eles no interior do país ou na diáspora, sejam eles estudantes de todos os níveis de ensino, funcionários públicos ou de empresas privadas, desmobilizados, zungueiras ou zungueiros, engraxadores, taxistas, desempregados ou desalojados, para fazer renascer neles a firme esperança dum futuro radiante com a UNITA no poder.


Maninhas e Maninhos;


A JURA tem de estar à  altura dos desafios e das expectativas legítimas da juventude angolana. NÃO PODEMOS FALHAR!


Para tal, devemos ter uma estrutura organizada, preparada, congregadora e dinâmica, para nas próximas eleições gerais em 2012 realizarmos o sonho de milhões de jovens angolanos, que clamam somente por um ensino de qualidade, saúde, emprego condigno e casa própria. Isso passa pela vitória da UNITA.


Sabemo-lo, mas nunca será demais recordar que é na JURA que se encontram os futuros dirigentes do nosso partido e do país, resultando daí que os membros da JURA devem se pautar por atitudes positivas.


 A JURA, pela sua prática, tem o dever de dar provas do seu compromisso e empenho na defesa intransigente do ideário do Partido.


A nossa unidade deve, e deverá sempre ser tecida unicamente em torno dos ideais de Mwangai, que postulam a democracia, a liberdade, a igualdade de oportunidades, a justiça social, numa só palavra, a dignidade do angolano na pátria do seu nascimento.


Debater-nos-emos para uma maior representatividade da JURA nos órgãos decisórios de Direcção do Partido, para que a passagem de testemunho não seja mecânica mas sim paulatina e segura. 


Destacadas Companheiras e Companheiros.


Assumo solenemente o compromisso de dar o melhor de mim na prossecução das metas reflectidas na minha moção estratégia, a apresentar oportunamente, contando desde já com o vosso maciço e indispensável apoio, porque o desafio é de todos nós.


O mês de Julho de 2010 vai testemunhar dois grandes eventos: primeiro, a festa da final do mundial de Futebol na África do Sul e por último, a grande festa do Congresso da JURA, o congresso da maturidade política na defesa da democracia e da valorização da juventude angolana.


A hora é de elevada responsabilidade e o dever chama. Aceitemos o sacrifício hoje e agora. Não regateemos esforços para salvar a democracia angolana de mais um holocausto eminente.


A Mãe Pátria ser-nos-á  grata.


Estamos juntos!


NGASAKIDILA.

Luanda, aos 3 de Junho de 2010


Tel. 923456637, 924551410