Benguela - Os "maninhos"  mesmo com largas dificuldades estão confiantes na vitória eleitoral de 2012, pelo facto de a maioria dos angolanos estarem solidários com seus ideais.


Fonte: Club-k.net


De acordo com os calhamaços deixados por Jonas Savimbi, é que as caneladas e as derrotas fazem parte dos homens que constroem histórias com lágrimas de sangue, mas tendo em conta a salvaguarda da maioria, a vitoria é um sonho constante dos ideais. Dizer que duas já foram as derrotas do galo negro, em 2 eleições realizadas em Angola, mas nunca fez parte de sua tristeza ou decepção para com os angolanos, mas sim contra o regime do MPLA, agarrado ao poder desde 1975; julgando Angola, ser propriedade sua, como de uma manada de caprinos se tratasse.  

 

No âmbito dos desafios que se avizinham, rumo a corrida eleitoral de 2012, o galo negro de Isaías Samakuva em Benguela em mãos de Vitorino Nhany, lançou-se em actividades politico partidária nos municípios do interior e orla marítima da província, com o objectivo de avaliar a pulsação do seu eleitorado. A manusear as orientações no seio das populações, está Araão Elavoko Ngamba, secretário para formação e quadro do referido partido que durante os dois últimos meses, deu juntou forças militantes por alguns municípios. A capacitação dos quadros sobre a organização partidária e a mobilização, foi abordado em círculos restritos enquanto que questões politicas em geral sobre a visão da UNITA nos processos eleitorais foi a tónica política nos últimos dias, gizados pelo político Araão Ngamba no município da Catumbela, que por sinal dá mostras de longa experiência na carreira no sector que dirige.


No quadro de capacitação politica, o dirigente do partido UNITA trabalhou com a organização juvenil da sua formação a JURA dirigida por Gideão Lukavelo José, no sentido de manter a chama. O político no seu discurso disse que, o seu partido tem vocação politica para pôr termo a miséria dos angolanos, que desde 1975 desconhecem os seus direitos. Na cidade portuária do Lobito, Paulo Sapalo o também secretário da JURA, tem estado a ampliar as actividades referentes a materialização das orientações do seu partido e visitas a algumas instituições do Estado, Igrejas e autoridades tradicionais, tudo no âmbito de requalificação política do galo negro.


Já agora, o braço feminino do galo negro a LIMA, está envolvida nas comemorações do dia 18 de Junho, data em que foi criada a organização em 1973, no Massívi província do Moxíco Leste de Angola.


Dizer que, a formação feminina do galo negro na cidade das acácias rubras, tem em carteira diferentes actividades para desenvolver durante o mês do seu surgimento, para além das que já foram realizadas em prol das festividades. Maria Matilde Lukamba presidente da LIMA na região, em conversa com a nossa reportagem, adiantou que os municípios pelos quais realizou actividades de carácter sócio – política, entre os quais Caimbambo, Chongoroi e Cubal, confirmou o calor político, existente entre os militantes dos seu partido, neste domínio Lukamba não deixou de acusar o partido no poder de intimidação política aos que se filiam no seu partido. Ao nível Local a LIMA no quadro das comemorações da sua data, visitou recentemente os Gaiatos na zona onde se encontram os velhos da terceira idade, enunciando actos de carácter social.