Ottawa - A missão diplomática de Angola no Canada foi forçada a suspender por algumas horas o seu funcionamento em consequência do terramoto de 5.5 de magnitude na escala de Ritcher, que abalou nesta quinta-feira as cidades de Ottawa, Toronto (província de Ontario) e Montreal (província de Quebec).

 
Fonte: Angop

Funcionários da embaixada foram evacuados por motivos de segurança

Como consequência do terramoto, cujo epicentro ocorreu a 61 quilómetros do centro da cidade de Ottawa, o edifício da embaixada de Angola, localizado no centro da capital canadiana, estremeceu por 10 segundos, o que levou a evacuação imediata dos funcionários e cidadãos angolanos residentes no Canadá que no momento da ocorrência se encontravam no local.


Ao falar à Angop, o conselheiro de imprensa da missão diplomática angolana no Canadá, Mário Augusto, afirmou que apesar do “grande susto” que passaram, a situação está normalizada, e não há a registar danos materiais no edifício da embaixada, nem vítimas.

 
A semelhança de Ottawa, onde se viam pessoas nas ruas assustadas com o ocorrido, há informações que dão conta de que o tremor de terra causou igualmente o estremecer de edifícios nas cidades de Toronto e Montreal, tendo causado danos materiais no sistema de distribuição de água, e ocorrência de pessoas presas em elevadores, bem como o cancelamento de comboios que operavam na rota Ottawa/Montreal.

 
As equipas de bombeiros estão em prevenção e aconselham a evacuação de todos os edifícios das áreas afectadas pelo terramoto.