DISCURSO DE APRESENTAÇÃO DE  CANDIDATURA EM BENGUELA


 
Excelências, membros da Direção do nosso Partido
Excelências, membros da Direção da LIMA
Excelências, membros do Comitê Nacional da JURA e Militantes do nosso Partido presentes
Minhas senhoras e meus senhores

 

É com elevada consideração e em nome dos mártires e heróis que por esta Angola pintaram com o seu sangue a bandeira da liberdade, que eu, Osvaldo Lourenço Júlio, candidato a Secretário Geral da JURA,  exprimo neste momento solene, o meu sentimento de satisfação pela presença de vossas excelências, e aproveito a oportunidade para estender a minha saudação aos ilustres convidados e correligionários presentes !                                        

  Muito boa tarde.


Inspira-me neste momento solene e particular da história do nosso partido o pensamento mestre e clarividente do saudoso presidente fundador do Partido Dr.Jonas Malheiro Savimbi e cito: "os grandes rios nas suas origens não são mais do que pequenos fios de água”


É Com este pulsar que movido por um sentimento patriótico coloco-me diante dos  desafios que se impoem à JURA e a juventude Angolana, para que, tal como no passado, continue a ser o sustentáculo do Partido e com a LIMA garanta a sua continuidade e durabilidade histórica.


A JURA tem uma história de nobreza, honra e de heroísmo que é incontestável. Isto quer dizer que, cumpriu, cabalmente com a sua missão histórica.  Hoje, com o virar da página, há que adoptar novas soluções para os desafios actuais, soluções que passam por um maior dinamismo, visibilidade e acção.

 


Ao propormos a nossa candidatura ao cargo de Secretário Geral, pretendemos sem ambiguidades, criar o espaço de uma maior abertura, para que no futuro a JURA venha a ser como no passado, uma organização onde todos gostem e se orgulhem  de pertencer .


 Não temos duvidas quanto as responsabilidades que actualmente pesam sobre os ombros da JURA, nomeadamente do que dela se espera, em relação às eleições de 2012, que deve catapultar a vitoria eleitoral do nosso partido. O nosso pensamento vai para além do horizonte, no sentido de que amanha não nos desviaremos da linha que foi traçada há 44 anos em Muangai; pelo contrário, estaremos cada vez mais próximos dos desprotegidos, dos menos equipados e dos injustiçados.

 


Excelências!

 

O nosso compromisso com a verdade hoje, debitar- nos- a confiança que os dirigentes devem inspirar. É a mesma verdade que nos interpela quando constatamos  a luta quotidiana das jovens mães solteiras, muitas das quais sem instrução, que no final do dia, não sabem se terá ou não valido a pena percorrerem as ruas para tentar vender alguns chinelos, pratos ou qualquer outra mercadoria, comprada com extremos sacrifícios, e que muitas vezes acabam esbulhadas dos seus haveres pelos agentes fiscais e policiais;

 


Temos a coragem, a criatividade, a moral, a capacidade e uma grande vontade de desenvolver a nossa organização juvenil, não apenas para que realize os interesses partidários imediatos, mas que, com a sua postura possa servir de modelo para toda juventude angolana.
Caros membros da JURA!

 


Precisamos de introduzir maior eficácia na acção da JURA; isto exige, não só ajustar  no modo de fazer as coisas, mas também afectar recursos humanos de maior valia, nos órgãos, aproveitando a energia criativa dos nossos valores e o conhecimento da experiência, isto leva-nos à necessidade de uma maior participação dos membros , unidos na base da firmeza ideológica e a observância dos princípios regentes da organização.

 


Minhas senhoras e
Meus Senhores

 

A nossa candidatura não visa, de forma alguma, romper com a rica experiência do passado, mas sim adequar os métodos e as práticas a realidade que nos cerca. Ontem, podíamos percorrer milhares de quilômetros mobilizando num ambiente que nos era favorável. Hoje, encontramos enormes dificuldades em conquistar novas vontades para a nossa causa, numa área de pouca extensão. Isto significa que as soluções de ontem não serão, necessariamente úteis para muitos dos problemas que enfrentamos  hoje. 

 


Outrossim, a nossa vontade vai muito para lá das questões organizativas do momento, pois a nós caberá a responsabilidade de cuidarmos do futuro do país e do nosso Partido, investindo nos recursos humanos e materiais, de modo a cuidar do futuro, que chega a ser muito mais nosso.

 


Vamos prestar uma atençao especial aos quadros, o que implica a investimentos  multifacetados que vão desde a formação, a busca de soluções políticas, sociais e econômicas para a problemática do desemprego e por arrasto, a habitação, saúde, combate ao SIDA e outras DTS, o enquadramento das questões ambientais, a pobreza a igualdade de gênero, que na qual a JURA deve possuir uma estratégia de intervenção social, passando melhor organizaçao que leva uma maior organização e concertaçao com a juventude, com a sociedade em geral e as instituições do estado e afins.

 

Prestaremos igualmente, atenção ao investimento em recursos materiais para ampliar a capacidade da instituição em resolver problemas concretos, assim como, criar uma base patrimonial aceitável capaz de suportar os encargos dos desafios do futuro. Teremos como é óbvio, igualmente atenção nas questões vividas pela juventude das comunidades angolanas na diáspora, procurando junto delas, o modo de resolução dos problemas específicos e conjunturais que experimentam.

 

A nossa cultura e o nosso lema permanente será  Juventude- Braço de Apoio á Direcção do Partido.
 
 
Viva Angola
Viva UNITA
Viva JURA
Unidos Venceremos

 
Benguela, 25 de Junho de 2010