Luanda - O Candidato ao cargo de Secretário-geral da JURA, Adriano Abel Sapiñala exortou na  quinta-feira passada, 1 de Julho de 2010 em Cabinda para que os jovens reivindiquem os seus direitos e participem na solução do conflito no enclave, bem como na elaboração e gestão dos projectos de desenvolvimento deste território.


Fonte: Club-k.net


Adriano Abel Sapiñala falava no acto realizado no Secretariado Provincial do Partido em Cabinda para membros do Partido, da JURA, jovens daquela região, e jornalistas, no quadro da campanha eleitoral para o II Congresso da Organização Juvenil da UNITA a ter lugar nos dias 17 e 18 de Julho de 2010.

 

Durante a sua intervenção Adriano Sapiñala denunciou os abusos e violações dos direitos civis em Cabinda, onde “jornalistas, religiosos e activistas cívicos são presos sem culpa formada, até pelo simples facto de extrair um artigo da internet.” O candidato ao cadeirão máximo da JURA declarou ser sua intenção, caso seja eleito, promover ao nível nacional, vigorosas jornadas cívico-patrióticas, “CONHEÇA OS SEUS DIREITOS E RECLAME-OS” e “EXERÇA AS SUAS LIBERDADES”, no fito de contribuir para a elevação da consciência crítica e reivindicativa no seio da juventude, e fazer valer na prática todos os seus direitos e liberdades consagradas na Constituição e na Carta Africana da Juventude.

 

Segundo a fonte que temos vindo a citar, sob sua égide, o executivo da JURA será regido pelas poderosas bases de entusiasmo, inquietude social, consciencialização perante os problemas e necessidades sociais e vontade de compromisso pela melhoria e transformação da realidade. Para tal exortou os jovens Cabindenses em particular e de Angola em geral para estarem a altura dos desafios da juventude na edificação de uma Angola para todos.

 

“Os grandes problemas nacionais são a exclusão social, a pobreza, o desemprego, o sistema de educação e a corrupção. Com efeito, é a juventude que coarctada dos seus direitos económicos, sociais, políticos e culturais tutelados pela Constituição, se debate com toda a espécie de problemas e é atirada à sua sorte”, disse, acrescentando que o analfabetismo, o desemprego, a falta de habitação, a falta de energia eléctrica e de água potável, a falta de saneamento básico são apenas alguns factores que a empurram à criminalidade, ao alcoolismo e à prostituição. 

 

Para ele, estes e outros factores ensombram a realidade da juventude angolana que deve mudar de governo porque o Governo actual, que promove e sustenta este quadro, está no poder há mais de 30 anos!

 

 “O País inteiro quer mudar este quadro. Cabinda, terra martirizada e explorada, quer mudar este quadro. Até os que promovem a exclusão social também falam em mudança. Todos querem a mudança. Mas quem é que está melhor qualificado para operar a mudança? É a UNITA”, fim de citação.

 

Mais adiante disse que a JURA tem de estar à altura dos desafios e das expectativas legítimas da juventude angolana. “NÃO PODEMOS FALHAR”, frisou, salientando ainda que para tal, “devemos ter uma estrutura organizada, congregadora e dinâmica, para nas próximas eleições gerais em 2012 realizarmos o sonho de milhões de jovens angolanos, que clamam somente por um ensino de qualidade, saúde, emprego condigno e casa própria. Isso passa pela vitória da UNITA”, disse Adriano Sapiñala.

 

Na visão do candidato, a JURA tem de estar mais próxima dos jovens angolanos, estejam eles no interior do país ou na diáspora, sejam eles estudantes de todos os níveis de ensino, funcionários públicos ou de empresas privadas, desportistas, artistas, desmobilizados, zungueiras ou zungueiros, engraxadores, taxistas, desempregados ou desalojados, para fazer renascer neles a firme esperança dum futuro radiante com a UNITA no poder.

 

Em Cabinda Adriano Sapiñala acompanhado pelo dinamizador da sua campanha, Manuel Camuari efecturam no seu primeiro dia de trabalho uma visita à localidade de Futila, onde conviveram com estudantes duma escola secundária, para além de terem estado na regedoria de Malembo. A jornada foi igualmente completada com entrevistas às Rádios Nacional de Angola e Despertar.


Para sexta-feira, dia 2 Adriano Sapiñala e Manuel Camuari teve  encontros marcados com o Conselho Provincial da Juventude e uma conferência de imprensa para o balanço das actividades, devendo em seguida regressar para Luanda.