Londres - A embaixadora angolana no Reino Unido, Ana Maria Carreira, convidou, quinta-feira, em Londres, empresários britânicos a investirem nos diversos sectores da economia, no quadro da estratégia do Governo de diversificação.


Fonte: Angop

 
Num almoço-conferência com o “Conservative África Business Group”, grupo de empresários ligados ao partido Conservador, no poder, Ana Maria indicou como prioritários os sectores da agricultura, pescas, indústria, construção civil, habitação, energia e a águas, serviços, transportes e telecomunicações, entre outros.


 
Disse que fruto da paz que o país vive, o Governo investiu significativamente na reabilitação de infra-estruturas destruídas pela guerra, com particular destaque para as estradas e pontes que possibilitaram uma maior circulação de pessoas e bens em todo o país.


 
“Angola é hoje uma referência mundial pelo seu rápido crescimento económico”, disse a embaixadora, para quem apesar da crise económica mundial, a economia angolana continuou a crescer, embora de forma mais branda e as projecções para este ano são animadoras.

 
Ao justificar a política do Governo de diversificação da economia, salientou que a crise veio demonstrar mais uma vez a vulnerabilidade do país perante a dependência do sector petrolífero, cujas receitas foram afectadas drasticamente.


 
Neste contexto, afirmou que o país tem todo um conjunto de recursos por explorar, em que vale a pena estar presente agora. 


 

Informou que o executivo oferece benefícios fiscais e aduaneiros aos empresários estrangeiros que queiram investir, bem como garante aos mesmos os direitos de repatriamento de dividendos e lucros.

 

No quadro do reforço das instituições nacionais, a diplomata angolana falou ainda da entrada em vigor da Lei da Probidade Administrativa que visa desencorajar os órgãos e agentes públicos que queiram fazer do erário público uma fonte de enriquecimento ilícito.


 
O contacto de hoje serviu para o estabelecimento de laços comerciais com vista à promoção e expansão de negócios entre os dois países.