Nenhum dos 16 malditos, expulsos da organização, consta da lista Jorge Valentim, o mais velho do barão também ficou de fora.

Mas a UNITA decidiu repescar Eugénio Manuvakola, o primeiro presidente da ala renovadora da UNITA, cujo papel foi cruel na pressão política contra o então movimento rebelde de Jonas Savimbi. O primeiro secretário-geral da UNITA pós Jonas Savimbi, Paulo Lukamba Gato, também faz parte da lista, assim como todos os que, com ele, deram corpo à comissão de gestão.

Ressalta-se, todavia, que quase todos os nomes sonantes da UNITA foram repescados na lista. Abel Chivukuvuku, adversário de Samakuva no último congresso do partido, também entrou no grupo. Regista-se, também, a inclusão de um dos filhos de Jonas Savimbi. Trata-se, pois, de Massanga Sakaita.

O próprio presidente do partido teve a iniciativa, suportada pelos estatutos do partido, de indicar 25 nomes para candidatos. Entres estes, Samakuva apontou Albertina Hamukwaia, antiga ministra da Saúde, Jaka Jamba e Raul Danda

Fonte: A Capital