Benguela - A cada dia que “desperto com vida” , observo o mundo  e o meu país em particular .Alegria triste embelezam o meu machucado rosto.Uma constituição que mexeu com tudo, elógios sem cessar dos “abençoados” e os  “malditos” comentários dos “impecáveis”.


Fonte: Club-k.net


Enquanto o Can2010 passava  com altos e baixos , outros facturaram em nome da bola.Os donos da esféricos viram návios.Esqueceram os lindos discursos , que pareciam trazer o momento do futebol angolano ?Acreditei numa nova era e depois...Alguém se recorda do hino oficial do Campeonato das nações em Angola ?

 


O hino do Mundial da Africa Sul continua, soando  nos nossos ouvidos pois possui melódia , cultura , ritmo e um casamento perfeito entre a mordenidade e antiguidade.Toca nas festas, discotecas, nas “janelas abertas”...  

 


Até os putos cá cantam , encantam e dançam é um verdadeiro espectáculo!A primeira manifestação pública em Benguela foi impedida com " anti-motim" e um comunicado que trouxe lembranças de outrora como” ninguém se responsabiliza pelos danos “.As demolições jogaram o seu perfume em algumas provincias, onda de indignações molharam e tudo ficou como sempre tipo nada.O hospital que gastou milhões foi encerrado por  um tsunami de fissuras e makas mil.

 


Por outro lado os estágios foram construidos e nós conseguimos dar a nossa festa.O tal can exemplexar aconteceu...A constituição atipica vai dando o seu maior.O nosso Executivo está a dançar  a  música tolerancia zero e os instrumentos legais foram criadas para  sanar uma enfermidade,que nunca admitimos existir.Só foi cortar a fita   e alguns como sempre sairam a rua a louvar a visão... e os “azarados” já estão a traz das grades.Não falta mais ninguém?. É bué bonito...Para compensar as casas “despidas” concederam terrenos , um alento  Urbanizar e colocar os serviços basicos.Épa, emendar o erro? Os salários da função pública brindaram com sucessivos pisca-pisca e o sistema bancário entrou em avárias e as explicações “convenceram...”Em condições normais haveria demissão, desabofou um cliente visilmente "feliz".


Não se entende que exercitar a palavra oral ou escrita continua a ser de poucos.A fotográfia que tirei,  os jornais privados foram quase todos “oficialmente” cedidos  pois iam falir... Os rostos do negócios estão bem escondidos?A liberdade de imprensa está no ponto rebuçado.A transmições televisivas de algumas banalidades continuam enquanto debates de assuntos da “nação”  e exibições em directo das sessões no parlamento ficam para a 3ª República?.Mesmo havendo maioria absoluta.Afinal qual é o problema?

 

As nossas futilidades  estão cada vez mais viva.Prioridade absulota a  “boa gestão”.Os vicios do passado acabaram? O amiguismo e o culto de personalidade...?  A produção indústrial verdadeiramente angolana está ainda adiada,quiça um dia!Alguém se lembra da agricultura? Como está a fotografia? Saiu bem?

 

A ponte sobre o rio Catumbela na via Lobito-Benguela. É a minha esperança que confirma a minha crença na vontade e na capacidade dos meus representantes em fazer um dia a minha terra "o paraiso terrestre angolano".