Luanda - A Direcção da UNITA recebeu com muita preocupação a condenação, entre 3 a 6 anos de cadeia, de quatros activistas dos Direitos Humanos em Cabinda, acusados de crimes contra a segurança de Estado.


Fonte: Unita

Tribunal agiu politicamente

Em comunicado tornado público no dia 3 de Agosto de 2010, pelo porta-voz, Alcides Sakala, a direcção da UNITA lembra a opinião pública nacional e internacional que “os condenados são presos de consciência, são presos políticos e que esta decisão do tribunal de Cabinda viola os Direitos Universais do Homem, adoptados pela União Africana”.

 

A Direcção da UNITA condena esta decisão e recorda a opinião pública nacional e internacional que “a instrução dos respectivos processos não seguiu os procedimentos legais e não houve culpa formal, o tribunal de Cabinda agiu politicamente”.

 

Por outro lado a direcção da UNITA questiona as razões destas detenções que em sua opinião, “põem em causa as liberdades individuais e colectivas dos angolanos, e que fazem renascer os fantasmas do passado. Essa postura do tribunal de Cabinda reflecte a natureza policial da III Republica”.