Carta aberta
 
Ao
Exmo Sr. João Paulo Ganga
 
 
Saudações 

Ngonda diz que participou na  queda do avião da TAP 747

ImageLançado que está e a venda do livro intitulado “O pai do nacionalismo angolano, Holden Roberto Vol. I”, de autoria do jornalista e escritor João Paulo Ganga. Sirvo-me desta missiva para explicar que acabei de ler o livro, sendo que o mesmo tem um carácter importante para o conhecimento da história de Angola, para as gerações futuras.
 


Eu Manuel João Correia tenho a desmentir todos aqueles que auto-intitulam-se da acção da queda do avião da TAP 747, que se deu no aeroporto Craveiro Lopes, agora 4 de Fevereiro em Luanda.


Isto porque na pag. Nº266 do livro em questão, está explanado que o irmão Ngola Kabango participou do ataque. Sendo uma mentira, porque então, na altura o mesmo encontrava-se na República Democrática do Congo a cumprir uma missão.

 

“As palavras voam e a escrita permanece”, por tanto, não enganemos o povo. Kabango não participou da acção da queda do avião da TAP 747. O mesmo que aconteceu com o irmão Lucas Ngonda, que escreveu na sua Biografia que chegou a participar desta mesma acção. Estes dois fortes homens do partido Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), auto titulam-se que fizeram parte deste missão que culminou com a queda do avião 747 da TAP, o que é puramente mentira.  

 

Caso alguém aparece dizendo que esta denúncia é falsa, proponho se for possível, um debate ao vivo numa das rádios ou num dos canais da televisão. 


Isto é para estarem bem claros em saberem quem foram os verdadeiros autores, da acção do avião da TAP 747 que chegou a queimar uma das asas.


 
Os irmãos combatentes que fizeram a guerrilha contra o regime colonial português, cá dentro da cidade de Luanda da Célula nº2 foram eles e com as suas devidas funções:

 

      1º Irmão Américo Gouveia Homem Leite. Já é falecido foi comandante e coordenador do grupo.
      2º Manuel João Correia. Ainda vive 1º atirador da arma morteiro 80 mil milímetros.
      3º Irmão Jobe Culo. Já é falecido municiador.
      4º Irmão António Luís. Já é falecido remuniciador.
      5º Irmão Domingos Freitas. Ainda vive observador.
      6º João Bubi. Ainda vive membro do grupo.
      7º Irmão Feidao Soquessa. Ainda vive membro do grupo.
      8º Irmão César Correia. Já é falecido.
 


Luanda, 9 de Agosto de 2010
 
O Declarante
______________________
Manuel João Correia