DECLARAÇÃO

 

ImageA FNLA, arauta da Luta de Libertação Nacional, que sempre assumiu as suas responsabilidades, vem levar ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional o seguinte:

 

a) Assistimos neste momento a um acto ilícito de agressão, perpetrado por agentes da Polícia, em Mbanza Kongo, na Província do Zaire, junto do Túmulo de Álvaro Holden Roberto.

 

b) A FNLA repudia com veemência tal acto ignóbil de violação e profanação dos túmulos, lugares santos e sagrados, consagrado na Constituição.

 


c) A invasão do recinto, por arrombamento levando consigo o portão de acesso ao sepulcro onde jaz o Líder Histórico, Álvaro Holden Roberto, Libertador da Nação Angolana, não se consumou sem que antes houvesse espancamento e detenção dos militantes da FNLA. Com efeito, alertamos que tais actos hediondos, são susceptíveis de pôr em causa a ordem e a tranquilidade públicas.

 

d) É de notar que tudo isso se desenrolou com a conivência do Governador da Província, o que é para todos os efeitos, lamentável.

 

e) Faz-se lembrar ainda que, já no pretérito mês de Junho, o mesmo Governador pretendeu banalizar o túmulo do Timoneiro da FNLA, ao tentar mandar sepultar um dignitário da Corte do Kongo (Lumbu), ao lado do Presidente Álvaro Holden Roberto, quando a família daquele defunto, em obediência  ao seu testamento, havia decidido enterrá-lo na sua aldeia natal.

 

Neste contexto, a FNLA apela às Autoridades competentes a proceder a todas as diligências para que se renuncie a qualquer veleidade contra aqueles que não pedem outra coisa senão, a paz, a tranqüilidade e a cidadania plena, pressupostos de um verdadeiro Estado Democrático  e de Direito, que se pretende instaurar em Angola.

 

  Luanda, aos 12 de Agosto de 2010.


A COMISSÃO POLÍTICA PERMANENTE