Brasil - Com o cinema-auditório lotado, no último dia do I Colóquio de Ciência Criminal e Direitos Humanos (02/09) foi discutida a relação da mídia com os Direitos Humanos, na palestra do professor Domingos da Cruz. O evento marcou uma das atividades em comemoração aos 10 anos do curso de Direito da Facisa.


Fonte: cesed.br/portal/?p=3687

 

De acordo com o palestrante, há um consenso entre os teóricos jurídicos e políticos que não se pode pensar em Estados verdadeiramente democráticos sem uma efetiva implementação dos direitos humanos. Em paralelo, o papel que nas últimas décadas vem sendo desempenhado pela mídia na difusão de culturas e na formação de valores e da opinião pública, também se mostra fundamental.

 

“A mídia tem agido de forma a proteger e defender os Direitos Humanos, visando a essa construção de sociedades mais igualitárias e democráticas”, discorreu Domingos da Cruz, destacando que a mídia e os Direitos Humanos têm uma história que se confunde.

 

O palestrante ressaltou que a mídia livre contribui para o combate a violência, além de informar e educar a sociedade. Domingos da Cruz lembrou que a Unesco adotou um discurso em defesa da liberdade de expressão, mas que, sobretudo, atenda à modernidade.

 

“O mundo contemporâneo da mídia e da comunicação está muito presente no nosso dia a dia e tem influência sobre nós”, concluiu.