Luanda - A psicologia angolana, encontra-se danificada, é  facil dizer mas é dificil entender o porqué?. ‘Angola’ encontra-se no continente africano e ai surge a pergunta, somos angolanos ou somos africanos? Esta pergunta necessita d’uma explicaco revolucionaria, critica e analitica para ser entendida d’uma vez por todas. Os meios de comunicaçoes, o sistema politico, educacional e legislativo jamais nos dara tal explicaçao, porque se enterder-mos as coisas conforme devem ser, em ‘Angola’ havera uma revolta entre povos oprimidos e dirigentes corruptos e mentirosos.


Fonte: Club-k.net


‘Angola’ é um pais de extrordinarias e ricas qualidades. A nossa historia, cultura e linguagens tradicionais sao provas de maravilhas, provas de um patrimonio cultural e artistico que vem desde os tempos mais remotos. A nossa criatividade artistica e imaginativa esta relacionada com os povos que sairam do sul da ‘Afrika’, do leste e do oeste em direcção ao nordeste da ‘Afrika’.


‘Angola’ é  uma mistura de ‘pigmeus’, khoisans e outros povos remotos. Por sua vez esta mistura deu origem aos bantus , bakongos e zulus. Estas misturas com a mistura dos europeus levou a nossa raça a uma dimensão onde o complexo de inferioridade e superioridade prevalece até hoje. Como ‘angolanos’ perdemos  o conhecimento proprio ( know thyself), perdemos grande parte da nossa identidade cultural devido as misturas. A mistura trouxe uma grande confusão em ‘Angola’. Por isso que houve muita luta, odio e inveja no seio‘angolano’. Desde 1975  a 2002 perdemos tempo a matar-nos uns aos outros. Muitos fizeram o serviço militar obrigatorio, posteriormente começamos a lutar uma guerra que nunca teve nada a ver com connosco. Toda e qualquer guerra não tem nada a ver com a população, mas infelizmente a população sempre paga pelas consequencias. Porqué que os filhos dos dirigentes nao vão as guerras? No reino unido, o ex-primeiro ministro britanico, Tony Blair, convenceu e autorizou a tropa britanica para invadir o Iraq. Porqué que o fiho dele nao foi o primeiro a ir lutar contra os talibans? Hoje, parecemos um povo perdido no tempo e no espaco. As nossas qualidades facultativas encontram-se cada vez mais baixas devido ao sindrome  traumatico que adquirimos por causa da escravatura (POST-TRAUMATIC SLAVE  SINDROME by Dr. Joy Degruy Leary). Nao sabemos donde viemos, quem somos, qual foi o contributos que os nossos antepassados deram ao mundo.

 

Nós somos um povo mais velho do que a escravatura, mais velho do que a opressão e muito mais velho do que a Europa. Isto implica dizer que estes aspectos negativos que existe em ‘Afrika’ nao tem nada a ver com a nossa paz e harmonia social. Nas nossas comunidades ja havia civilização, ja havia formas de governos, em outras palavras, ja conheciamos o socialismo, não o socialismo militar que os europeus trouxeram em ‘Afrika’, (Diodorus Siculus-Greek Historian 90BCE-21BCE). Este historiador grego, quando visitou o norte de ‘Afrkka’, notou que a gente tinha um sistema harmonioso em que necessidades de conflictos, assim como crimes e roubos eram inexistentes. O escritor inglés ,George Orwell disse: quem controla o presente, controla o passado. Quem controla o passado, controla o futuro. é  um ciclo pela qual nos encontramos sem entendermos o porque?

 

Os europeus comecaram a chegar em ‘Afrika’ por volta do seculo XIV, segundo a historia deles. Diogo Cão chega ao Kongo em 1482 com tanto armamento belico e uma caravana cheia de padres jesuitas, com a intencão de nos converter em religiosos e roubar-nos da nossa espiritualidade. Nao foi facil, lutamos e metemos muita fe na resisténcia, mais a violencia nao tinha nada a ver com a nossa maneira de viver. Fomos derrotados e da nossa derrota, fizeram eles um negocio que tirou a europa das ruinas. Durante a escravatura a nossa dor, o nosso sofrimento aumentava como elastico. As mulheres trabalhavam o dia todo e umas eram abusadas sexualmente. A xibata marcavam as costas do homem ‘negro’ para poder trabalhar mais rapido. Foi doloroso mas nao podemos esquecer desta realidade. O primeiro ‘mulato’ foi filho de uma negra, resultado do abuso sexual. Os anos la se foram, as nossas condiçoes nao melhoram. Quem beneficiou-se da escravatura, mão de obra barata, eram os colonos. Depois de tantas expediçoes portuguesas e lutas contra os nossos antepassados, Paulo Dias de Novais com os seus armanentos e a sua brutalidade  consiguiu chegar em Luanda no ano de 1575. De 1575 a 1975 sao 400 anos. Durante esses 400 anos de exploracão trabalhavamos gratuitamente. A muitos que sem vergonha, tentam comparar Europa e ‘Afrika’. Nao é justo porque  existe 400 anos de atraso por nossa parte. Todas as naçoes que estavão envolvidas neste comercio hoje encontram-se ricas ou estaveis, principalmente as naçoes grandes como Estados Unidos, Alemanha e França.

 

A acumulação das riquezas europeias veio atraves de roubos, genocidio, rapto, assasinatos, violaçoes e abusos sexuais. De 1347 a 1351, a Europa foi atacada por uma peste branca. As pessoas viviam como animais, nao havia tratamento devido as condicoes economicas. As mulheres abondonavam os maridos, as pessoas cobriam-se com flores para afujentar as moscas. Dai saiu a musica que era cantada nas escolas primarias na inglaterra (ring round the roses, pockets full of flower) escrita pelo ingles Charles Dickens. Em londres 300 pessoas morriam por dia. Como consequencias, metade da população branca morreu no periodo de 4 anos. Para se recuperar deste fenomeno disastroso os europeus tiveram que ir procurar melhores condicoes fora da Europa. Adivinha o que se passou? é facil saber. Se quizeres roubar ou ser rico a custa dos outros, tens que te perguntar onde é que esta o dinheiro?No BANCO.  Se quizerem saber porque é que  os europeus foram a ‘Afrika’, é muito facil. Afrika é onde as riquezas encontram-se. A invasão e os roubos intensificaram de uma maneira que o impacto ainda sente-se hoje. ‘Afrika’ encontra-se tao pobre que as pessoas nao entendem o porqué. Independentemente dos roubos dos recursos naturais e mineirais, o que realmente fez com que a Europa progredisse e a ‘Afrika’ regressasse foram os recursos humanos. Deixem-se meter em palavras simples. ESCRAVATURA. A Escravatura foi a maior forma e fonte de recursos que ate hoje beneficia a Europa e America. A Europa é  o que é devido a escravatura, o pior crmime contra a humanidade.  Este crime injusto foi considerado pelo Karl Marx de ‘pecado original’ (the original sin). Depois da escravatura, apareceu o colonialismo. O colonialismo foi a permanencia fisica do sistema. A escravatura era a exploração e opressão fisica que hoje em dia continua. A escravatura e o colonialismo foram uma pre-condicão para o aparecimento da acumulacão das riquezas Europeias que deu origem ao capitalismo, sistema pela qual tranformou a ‘Afrika’ e a Europa.

 

 A trasnformação foi de recursos materias e humanos roubados da ‘Afrika’ com destino a Europa  e America. Tais recursos jogaram um papel fundamentalissimo nesta nova economia parasita que nasceu como capitalismo, dando privilegio a classe burgues. Por um lado a europa progredia e pelo outro a mãe ‘Afrika’ regressava as ruinas.

 

O que os ‘angolanos’ nao percebem é que essa força dominate capitalista, nasceu parasita (Kunanga). O parasita nao tem nada e nao faz nada, depende substancialmente dos recursos produzidos pelos outros para poder viver e movimentar-se. O capitalismo como nasceu parasita, atravez de roubos, de uma forma concreta requere de roubos, armamentos, duença, crimes, violaçoes, guerras e outros aspectos negativos para poder  manter-se vivo. Nao há parte alguma no mundo em que o homen branco nao está a roubar. Nao há parte alguma em que os brancos querem que as guerras acabem. Guerras sao negocios, venda e compra de armanentos. Olhem! para as guerras no Afeganistão e Iraq. Actos de desespero para poder manter o sistema capitalista com vida. Um sistema maligno que nasceu de maneira maligna. Sem essses aspectos diabolicos, o capitalismo e as naçoes imperialistas e capitalistas morreram. A Europa continua a progressar e a ‘Afrika’ continua a regresar. Esta é uma das causas que leva os ‘africanos’ a fugir ou abondonar ‘Afrika’ com destino a Europa a procura de melhor condiçoes de vida.

 

 é triste mas é  a realidade. Não temos nem ideia do que reamente passou-se  em ‘Angola’, tãopouco do papel que a‘Afrika’ jogou a nivel mundial.  Dr. John Henry Clarke disse:‘a historia Africana é o que falta nas paginas da historia do mundo, sem ‘Afrika’, a historia do mundo estará incompleta. Por nao sabemos da historia ‘africana’, tambem não sabemos porqué que somos angolanos, muito menos  o porque que temos nomes dos colonizadores portugueses e holandeses.

 

Os nossos ancestrais passaram a usar nomes portugueses por causa da psicologia do regime colonial portugues. Nós somos tão ignorantes que até agora continuamos a dar nome dos colonozadores ao nossos filhos. Quando nos deram esses nomes, nós estavamos sobre opressão colonial e durante esta opressão, os colonozadores come- çaram -nos a dar esses nomes para denotar que eramos propriedade deles. Não eramos considerados seres humanos pelos colonizadores. Na America eramos considerados  1/5 (um quinto) da raça humana, os animais tinham mais valor que a gente. Como eramos propriedade, a nossa aspiraçao era de ser como os Europeus, falar como eles, vestir como eles, comer como eles, no sentido de ser considerado humano como eles. Como ja tinhamos o nome deles, começamos a dar nomes de colonizadores nos nossos filhos para ser aceite na sociedade deles. Os que davam nomes de kimbundu eram discriminados pelos europeus e pelos ‘angolanos’ que querian ser como eles. O mais agravante é que hoje na sociedade nao conseguimos reverter o pensamento. Como os nossos pais nos deram nomes portugueses, acreditamos que esses nomes sao nossos. Os nossos pais ou avôs foram forçados a obter esses nomes. Em certos registros os nomes tradicionais nao eram aceites, quando iamos matricular os filhos nas escolas era dificil. A via mais facil foi de esquecer dos nossos nomes de tradiçao, e optar pelos nomes portugueses, mas isso nao quer dizer que esses nomes sao nossos. Essa maneira de pensar jamais libertara ‘Angola’. Esta maneira de pensar é a continuaçao do processo colonial.

 

Os angolanos ignorantes dizem: ‘a minha mae deu-me esse nome, este é o meu nome’. Esses sao nomes de escravos. Nós não somos escravos. Se realmente não somos escravos temos que parar de usar esses nomes porque não tem nada a ver com a nossa cultura.  Esta maneira de pensar fez-nos aceitar caracteristicas que  continuam a danificar a nossa psicologia. Passamos a ser ‘angolanos’ sem sabermos o porque? Angola é uma regiao, parte d’uma outra região que hoje falsamente chama-se ‘Afrika’.

 

 Ser angolano ou africano e aceitar a divisão colonialistas que os europeus estableceram na conferencia de Berlim-Alemanha em 1884-1885 a mandato da igreja catolica. Nesta conferencia as potencias europeias dividiram ‘Afrika’, de tal forma que cada uma teve a sua parte. A Belgica ficou com o Kongo, a França ficou com senegal, Côte d'Ivoire etc. A Alemanha com Camaroes e partes da Nigeria, a Italia com a Eritrea e Somalia. A‘Afrika’ passou a ser considerada como continente pelos invasores. ‘Afrika’ foi uma região como ‘Angola’ é  uma região parte da ‘Afrika’.Muito antes dos Europeus tiverem chegado em ‘Afrika’, a gente ja tiveramos uma grande influença na Asia, America, Sumeria e assyria. De  800 A.C. a 1432 a nossa presença pelo mundo fora foi fascinante, principalmente na asia.(Introduction to African Civilizations by John G. Jackson)  Já la tiveramos estado a construir paramides e templos por motivos metafisicos.(African Presence in Early Asia, edited by Runoko Rashidi and Ivan Van Sertima.)

 

A palavra ‘Afrika’ vem do termo arabe  إفريقية‎ (ifriqiyah), esta palavra arabe significa divisão e separação. Neste planeta a raça mais dividida e separada, é a raça ‘negra’. Fomos divididos e separados em congoleses, nigerianos, jamaicanos, libianos, senegaleses etc. Ai encontra-se o nosso fracasso. Perdemos a união que havia existido entre povos. Agora temos nacionalidades artificiais, perdemos o conhecimento próprio, não sabemos quem sómos, a nossa mentalidade contnua a deteriorar. Sofremos um sindroma que levará anos e anos para desaparecer da nossa consciencia.


Nós somos de khemet, Meroe, kush, Nubia etc. Un dos nomes correcto de ‘Afrika’ é Ta-Ma-Re ( terra, agua e sol). Outro nome  é ALKEBULAN. Como raca, passamos a ser considerados Nubians porque eramos a populaçao dominante que tivera atingido um estatuto magnifico em termos de civilizaçao em Ta-Ma-Re, terra mãe. Infelizmente, a invasão arabe fez-nos com que abandonáramos a nossa cultura e tradiçao. Com o tempo os arabes ocuparam partes de Nubia e nos re-converteram em mussulmanos. A palavra Nubia deriva do termo NUB, lingua de KHEMET e significa ouro. Ouro porque tinhamos coraçao de ouro, em outras palavras, a nossa cultura era baseada em MA’AT ( justiça, reciprocidade e balanço). Não conheciamos violencia, injustiça mais hoje as coisas estão todas reversas. Porque? Porque aceitamos ser angolanos. Porque? Porque aceitamos ser africanos. Porqué? Porque não nos conhecemos, perdemos o conhecimento e respeito próprio( Know Thyself). Conheça-se a si mesmo, ama-se a si próprio. Si nao amares a ti próprio jamais amarás alguem. Si nao conheres a ti mesmo, jamais conhecerás alguem. Sou angolano? Não. Rejeito esta definição com todas as minhas forças. Sou africano ? Não. Não aprovo e rejeito.