Luanda – Os rumores acerca de uma eventual substituição prematura da Governadora do Namibe, Cândida Celeste da Silva, a frente dos destinos da província litoral sul de Angola há menos de nove meses, esta a cria mau estar no seio das comunidades locais segundo registro de dados efectuados.


Fonte: Club-k.net

 

De acordo com constatação “in loco” a população do Namibe comemorou o dia 17 de Setembro com muita reserva e estranheza. Apenas estudantes coagidos das suas escolas, afluíram em massa, no acto comemorativo do dia do herói Nacional, que teve lugar defronte ao novo hospital materno infantil, presidido pela Governadora Cândida Celeste da Silva, ante-presença do Ministro de saúde José Vandunen e da administração do Território Bornito de Baltazar de Sousa.

 

Agastados com os rumores da sessão de Cândida Celeste da Silva, a primeira mulher a governar a província do Namibe, que, no decurso de seis meses de Governação, mesmo sem dinheiro, conseguiu conquistar os corações dos autóctones, ao mesmo tempo unir os militantes do MPLA que andaram durante muito tempo de costas viradas, face a má gestão política e executiva de Álvaro Manuel de Boavida Neto, preferiram abdicar-se do acto, numa manifesta clara a Bornito de Sousa, presente no Namibe.

 

O Facto de Cândida Celeste da Silva não lhe terem dado oportunidade de governar a sua terra, o Bie, onde, em muito pouco tempo,  foi arrancada para servir de bombeiro, apagar o fogo  no Namibe, deixado a arder pelo seu antecessor  Boavida Neto e agora na mira de mais uma movimentação, a julgar pela idade, os militantes do MPLA, sociedade civil, comunidade estudantil e autóctones, a ser verdade, consideram uma medida fora do comum, com repercussões no futuro.
“Cândida Celeste da Silva é de facto quadro dirigente do MPLA, Governadora, mas, aqui no Namibe, mostrou ser acima de tudo mãe e pessoa ideal para governar o Namibe que saiu do fogo, provocado pelo aventureiro Boavida Neto”, disse João Mateus Marcolino, militante do MPLA.


Os apelos de Cândida Celeste da Silva para uma governação participativa, logo após a sua chegada ao Namibe, sensibilizaram grandemente as comunidades a caminhar juntos, depois de muitos anos divididas. Numa altura em que tudo aponta para uma certeza de eventual movimentação governamental, Jovens e não só vieram a terreiro implorar ao chefe do executivo angolano, engenheiro José Eduardo dos Santos, a acautelar e reconsiderar a presumível pretenção, concedendo mais oportunidade a Governadora Cândida Celeste da Silva, que nesta província, apostou seriamente em implementar o projecto do reencontro das famílias, a construção chimpacas e represas de agua para as comunidades e abeberamento da população gadina.

 

De igual modo, a energia eléctrica e  construção de mais escolas nas zonas rurais, correspondendo os apelos das autoridades tradicionais.”Chamo-me David Mandavela. A substituição da Governadora do Namibe é muito prematura. O Presidente da Republica deve lhe dar mais algum tempo, pois as iniciativas, são fabulosas, harmonizam a província e acredito que quando assim acontece, a paz conseguida nos corações dos Namibenses, só vai fortalecer a causa da Provincia” frisou.

 

Manuel Júnior de Brito é estudante do ensino médio, na escola de II ciclo Welwitschia Mirabilis. Caracterizou a Governação de Cândida Celeste da Silva na Província do Namibe como sendo a mais moderna, que olha muito mais no âmago das pessoas.”Parece uma profeta, tudo quando fala, toca de facto nos corações das pessoas, conselheira, mãe e acima de tudo Governante humilde. São estas pessoas que o mundo moderno quer, porque mesmo não havendo muitos dinheiros, consegue cativar as pessoas a aproximar-se cada vez mais nos projectos de governação. Acho que o Presidente da Republica José Eduardo dos Santos, deve rever a situação do Namibe. Se fizerem um rastreio ou senso, noventa porcentos da população, sentem-se satisfeitos com o trabalho da Governadora”, lamentou.

 

Os relatos que tivemos acessos, a partir daquela Província do Namibe, revelam que a acontecer a exoneração de Cândida Celeste da silva nestas condições, não só criará mau estar, como também o clima de amnésia durante nas provas nas escolas, referiu-se Rosimer, igualmente estudante do ensino Médio no Namibe, com algumas lágrimas a cair.


A não remodelação do Governo da província que tem membros que vendem informações de fórum secreto, nas ruas da cidade do Namibe, mesmo com a lição do seu antecessor, facilitou aos bajuladores que ontem com Boavida Neto, pareciam ser cordeiros, no fundo lobos devoradores.
A província do Namibe, depara-se neste momento com a escuridão que tomou conta da cidade sede há mais de dois anos, falta de agua quase que em todos bairros da periferia, buracos nas ruas, tudo isso, herança deixada pelo então Governador Boavida Neto, o homem, também conhecido por camião do lixo.