Benguela - Angola é signatária de vários documentos internacionais, relacionados aos direitos de habitação adequada. Afirmou na ultima semana, a Presidente do Instituto para o Desenvolvimento Democrático “IDD” -  Clarisse Mukinda na cidade de Benguela, em conferência dirigida a estudantes e partidários.


*I. Gilberto
Fonte: Club-k.net


A dirigente da organização fez saber que, o 4 de Outubro serve de reflexão, sobre as condições de moradias e dos direitos de todos seres humanos, por ser um dia internacionalmente consagrado.

 

Clarisse Mukinda, recordou ainda que no passado mês de Junho, Angola foi reeleita, no âmbito do mecanismo de revisão periódica universal, a membro do conselho dos direitos humanos das Nações Unidas, no qual o Estado Angolano se comprometeu a privilegiar os direitos humanos, como um factor estruturado, para o desenvolvimento do país.

 

No seu discurso, Mukinda lembrou aos presentes da conferência, que o governo angolano comprometeu-se de igual modo a construir até 2012 cerca de um milhão e quinhentas mil casas. O que tem se verificado segundo a chefe do do referido órgão, são actos de desalojamentos forçados em massa e violentos, sobre tudo nas províncias de Benguela, Huila e Luanda.

 

O desalojamento forçado sem indemnização ou habitação alternativa, para os pobres, tem sido considerado pelas Nações Unidas de que Angola faz parte, actos ilícitos a ordem internacional. No seu entender adiantou que, é neste ambiente, em que nos deslocamos a esta cidade, com o fim de reflectirmos em conjunto tais efeitos.