Lisboa - Eusébio Domingos de Almeida e Costa é natural de Benguela e ingressou nas extintas FPLA, em 1974, tendo feito recruta na 1ª Região político-militar no Centro de Instrução militar Mussenga na especialidade de infantaria e ainda o curso de monitor político.


Fonte: Club-k.net


Antes e após a independência participou em várias operações miliatres com destaque para as operações, Quissonde, Café, Restauro. Em 1977 viu seu comandante e outros companheiros perderem a vida na sequência de uma emboscada onde ele foi ferido e evacuado para Luanda.


Enquanto militar ocupou vários cargos de chefia como o de chefe político da Direcção Nacional de Inteligência Externa, Comissário Político da comissão do 1º Recrutamento Militar obrigatório do Kuanza-Norte e Chefe político da direcção Nacional de Emigração e Fronteiras de Angola.      

 

Nos princípios dos anos 90 foi enquadrado na Polícia Nacional onde, entre outros cargos, foi comandante da unidade de inspecção do comando provincial de Luanda, comandante da polícia e delegado do ministério do Interior na província de Malange. Antes da nova nomeação era o director do instituto de ciências policiais Osvaldo Serra Van-Dúnen e também coordenador do Polo Universitário Agostinho Neto na Polícia Nacional. Foi ainda chefe da Comissão Central de desarmamento da população civil e representante da Polícia na Comissão conjunta do processo de paz pelo desarmamento.

 

Entre outras formações civis, militares e policiais, o novo comandante de Cabinda tem as Licenciaturas em Ciências Sociais e História. É mestre em História e fez especialidade de professor de Sociologia e História na Academia Lenine, na Russia. Tem ainda Pós-graduação em Direcção Estratégica de Enfretamento pelo Instituto Superior do Ministério do Interior da república de Cuba.

 

Tem várias formações de Comando, Chefia e Direcção na Russia, Portugal e em Luanda com acompanhamento de professores estrangeiros. Actualmente é mestrando em curso de Criminologia e Políticas Criminais das Faculdade Internacional de cursos livres-Brasil-Universidade Britsh e está também a fazer os doutoramentos de Ciências Criminais pelo instituto Superior do Ministério de de Cuba, Eliseo Reyes Rodrigues e em ciências Políticas e Administração Pública pela American Wolrd University.