Ottawa – A comunidade angolana sedeada na cidade de Toronto, província de Ontário, venceu, este fim-de-semana, o torneio de futebol salão promovido pela embaixada de Angola no Canadá, em saudacao ao 35º aniversário da independência nacionale Angola (11 de Novembro).


Fonte: Angop

A equipa angolana venceu na final, realizada no complexo desportivo do Dome Louis Riel, em Ottawa, uma equipa da comunidade de Portugal sedeada na capital canadiana, por 3 bolas sem resposta.


Para qualificar-se a final do torneio, disputado no sistema todos contra todos, a equipa vencedora derrotou a sua congénere de Montreal, enquanto a equipa de Portugal eliminou a os angolanos de Ottawa.

 

O vencedor recebeu das mãos da encarregada de negócios da Embaixada de Angola no Canadá, Sofia da Silva, um troféu e um cheque avaliado em mil dólares canadianos.


 
O organização atribuiu igualmente uma taça de participação à equipa angolana de Montreal, província de Quebec, a última classificada, para vincar a convivência entre os demais compatriotas sedeados no Canadá e minimizar o aspecto competitivo.

 

Seguiu-se, no mesmo recinto, a de um jogo de recreação designado “35 - vitória” que opós as angolanas residentes em Ottawa contra as de Montreal. O referido foi ganho pelas primeiras, que beneficiaram do apoio de uma claque maior por terem jogado em casa.

 

Assistiram às duas actividades membros da comunidade angolana sedeadas nas províncias de Ontário e de Quebec, portugueses, bem como os funcionários da Missão Diplomática angolana acreditada neste país mais ao norte da América.


 
Também no âmbito dos 35 anos da independencia de Angola, actividades de carácter político, cultural e recreativo continuam a ser levadas a cabo pela Representação angolana no Canadá, em colaboração com as demais comunidades nacionais.


 
A missão diplomática angolana vai reunir, no dia 10 do corrente mes, membros das outras representações diplomáticas acreditadas neste país, bem como entidades governamentais e  figuras de proa da política e da sociedade canadiana para a celebração de mais um aniversário da independência de Angola.

 

Por sua vez, a comunidade angolana sediada na capital canadiana tem marcada para dia 12 a sua confraternização, enquanto a comunidade de Montreal e de Toronto celebraram no dia 20. Os angolanos na cidade de Edmonton, província de Alberta, agendaram o dia 27 de Novembro para a realização da sua actividade cultural e recreativa.

 

Para a realização das referidas actividades, as comunidades beneficiaram do patrocínio financeiro da missão diplomática angolana no Canadá.