A carregar...

Artigos

LIMA oferece solidariedade aos queimados

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda -  O único hospital de referência no país, Neves Bendinha, especializado em queimaduras recebeu da LIMA, o braço feminino da UNITA mais um gesto de solidariedade. Em alusão aos 16 dias de activismo contra a violência no género, LIMA”, efectuou no dia 26 de Novembro de 2010, uma visita ao Hospital dos queimados, em Luanda.


Fonte: UNITA
 
 
A visita teve como objectivo, solidarizar – se com as vítimas de queimaduras que se encontram internadas naquela unidade hospitalar, tendo na ocasião doado bens de primeira necessidade e visitado demoradamente os doentes.

 

Acolhida pela direcção do Hospital, a LIMA recebeu do responsável da instituição, um gesto de gratidão pela iniciativa, e aproveitou a circunstância para apresentar aquilo que é preocupações da unidade sanitária.

 

Valdemiro Mateus Diogo, Director geral disse na ocasião, que não havia estrutura suficiente para corresponder à demanda, pois o” hospital é muito pequeno com apenas 70 camas, numa procura diária de 20-30 doentes queimados”. “Precisamos urgentemente de novas estruturas e de mais técnicos formados nesta área”.  São poucos os médicos para o trabalho que se faz, segundo se pôde apurar no terreno.

 

Diogo, apontou como causas do “altíssimo nível de mortalidade”, a falta de cuidados por parte dos cidadãos no uso de botijas de gás, geradores e também de velas. Há também crianças queimadas pelos seus progenitores e às vezes por causa de quinhentos kwanzas desaparecidos”, disse uma enfermeira que apontou a perca dos valores familiares como outra das causas. 

 

Num desenvolvimento separado, a presidente da Liga da Mulher Angola, Miraldina Olga Jamba, manifestou sexta-feira última, 26, eupatia para com os actos praticados por certos agentes da polícia contra as mulheres zungueiras, e apelou as angolanas, para que nesta quadra dos 16 dias de activismo contra a violência, determinem os objectivos comuns que visem extirpar da sociedade a violência.

 

A LIMA realiza no dia 2 de Dezembro do ano em curso no INAC, em Luanda um workshop, sobre violência no género e Delinquência Juvenil.

* Foto de arquivo: Matilde Lukamba






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 carlos carmelo 01-12-2010 19:37 #10
vai para joao cabanga, mano numa guerra nao é so um ladao q mata, a unita nao matou sozinho! ambas as partes mataram e o mpla matou +, isto é a tiro e a jeito k é a morte mais triste... nao te xqueças q muitos dirigentes do mpla entristecerao-s e com a vida da paz! ja se perguntou por que?... faziam da gerra a sua fonte d negocio e aproveitavam-se da unita, irmao se assim t posso considerar, felizment nao tnho partido se nao for d deus: por mim seja lá o q for dexde que governa bem e povo sente-se bem é o mais importante, agora nao é dividir angola dos ricos e pobres, fica descansado q a catarata dos angolanos xta a ser curada e deixa d ser fanatico bulusento. valoriza mais quem viaja d carro isto por ver e viver a realidade da terra, em vez dos vooadores. ñ pensas so em ti e no ja teem
0 ngokiley 30-11-2010 21:54 #9
POUCA VERGONHA DOS FANATICOS DA MATANÇA ESTAREM SATISFEITOS COM A VISITA DA LIMA NO HOSPITAL DOS QUEIMADOS.
vOCÊS ACHAM QUE É TANTA GRATIDÃO LEVAR ALGUNS KILOS DE ARROZ PAGA TUDO QUE A UNITA E A LIMA FIZERAM PARA O POVO ANGOLANO?
OS ANGOLANOS ESPERAM MAIS DOS KIFUMBES DA UNITA E NÃO É LEVAR ARTIGOS DXE 1º NECESSIDADE AQUILO QUE O HOSP. ESTÁ ABITUADO A TER. NÃO É COM ARROZ AÇUCAR QUE O POVO VAI ESQUECER DE VOCÊS.
FAÇAM ALGUMA COISA NO BIÉ UIGE,NA ALDEIA DO QUESSO NO UCUA EM KIBAXE NO BULA-ATUMBA E OUTRAS TANTAS QUE Não ME INTERESSA ASSINALAR POR RAIVA DE TUDO QUE O FAMOSO SONGUETE FEZ COM OS MEUS POVOS.
FILHO DAS PUTAS
0 neto 29-11-2010 12:47 #8
Caros leitores o momento em que vivemos e de extrema calmia e paz, vamos sarar as feridas e viver com um so povo e uma so nacao, vamos deixar desses comentarios contra este ou contra aquele que em nada vai dignificar a nossa actividade. o que a lima ou um partido faz em prol do povo angolano deve ser aplaudido e nao continuarmos na ignorancia de levantarmos poeiras do passado. este e o momento de reconciliacao, vamos abracar a oportunidade que temos. os partidos sao todos diferentes e que venca quem apresentar melhor programa e perspectiva para o povo angolano. os compatriotas que insistem e ir buscar o passado para manchar o nosso rumo politico devem considerar a sua posicao e perguntarem-se porque que escrevem. voces chegam a ser muito maldosos porque ainda querem levantar p[oeiras. vamos reunir a familiar. feliz natal para todos angolanos. viva todos aqueles que trabalham em prol do bem estar e social desta nacao e que venca so melhor nas proximas eleicoes.
Vamos aprender a conviver na diferenca. chega de odio.
0 joaocabanga@hotmail.com 28-11-2010 18:34 #7
a lima como organizaçao das mulheres da unita nao de angola, prq quem responde por angola eo mpla-oma. a mama da lima viaja de carro para huambo via dondo-munenga-c atofe-galanga-a te alto hama e faz um levantamento de quantas pessoas precisam de apoio nos bairros erguidos pela populaçao vinda da unita. claro sao jovens mulheres que eram recrutadas para as fileiras da unita, e hoje nao conseguem voltar as suas terras de origem por vergonha dos actos de vandalismo que praticavam. tenho um exemplo concreto de jorge tomas, que foi da guarda de savimbi aqui em luanda, e desde que voltou das matas nao consegue ir a calulo sua terra natal. porque meu deus... ele traiu a sua terra,chefiou uma operação no seu bairro, matou a sua propria irma, os sobrinhos e outras pessoas do bairro por lhe terem reconhecido na altura da investida... por cima o gajo e capado nao tem nenhum puto nem dama... aqui em luanda nao consegue conviver com as pessoas, refugiou-se na mata dos ramiros...
-1 KEDIAMOSIKO-Düren 28-11-2010 16:26 #6
MAKUTA NKONDO fala das origens dos dirigentes do mpla:youtub,MAK UTA NKONDO.
+2 Canende 28-11-2010 10:35 #5
Fiquei muito atento esperando que Rna e Tpa falem deste evento. Isto no âmbito da imparcialidade exigida pela Constituição. Antes pelo contrário; só se fala dos actos realizados pela Oma. Porque dois pesos dois medidas?
-1 SINFO 28-11-2010 09:06 #4
NOTA MIL A LIMA AVANTE MULHER ANGOLANA...
+1 Kissengue 28-11-2010 08:54 #3
A LIMA deveria em primeira instancia solidarizar-se com as vitimas do ataque ao Comboion de Zenza do Itombe,muitos deles a vegetarem fruto das queimaduras e outros a necessitarem de uma operaçao plastica.
Este sim deveria ser um acto bem vindo para estes pobres que carecem de apoio e ajuda.
As zungueiras muitas delas desobedecem as ordens das autoridades pelo que medidas duras devem ser tomadas(nao defendo aqui o seu assassinato) mais sim a disciplina e respeito pelas uatoridades,ou queremos que toda a cidade de Luanda se torne num grande mercado paralelo?
0 MANDUME 28-11-2010 08:53 #2
VOCÊ FALOU CERTO MANO. É UM GESTO QUE MERECE SER PONTUADO, NÃO PELO VOLUME DOS MEIOS DOADOS, MAS SOBRETUDO PELO SENTIMENTO DE MATERNIDADE. QUANDO UNS EXIBEM FORTUNAS, OUTROS DIVIDEM O POUCO QUE TÊM COM OS MAIS CARENCIADOS.
+5 EU 28-11-2010 00:20 #1
OS QUE NAO TEM SEMPRE SAO MAIS SOLIDARIOS DO QUE OS QUE ESCONDEM TUDO (TEM POR QUE CLARO ROUBAM). A LIMA SEM UNITA NO PODER E' DIFICIL TER ALGO MAIOR PARA PARTILHAR COM OS NECESSIDADES. MAS DO POUCO QUE CONSEGUIRAM FORAM FAZER ESTE GESTO. CORAGEM.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL