Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicitou os funcionários dos Órgãos de Inteligência e de Segurança do Estado pela passagem do 35º aniversário dessa instituição, assinalado hoje (segunda-feira).


Fonte: Angop


Numa nota, José Eduardo dos Santos realçou o seu "inestimável contributo para a preservação da segurança e integridade do território nacional e para a salvaguarda e protecção das instituições do Estado Democrático de Direito".



O Chefe do Estado reconheceu que ao longo dessas três décadas e meia foram formados quadros de grande capacidade técnica e profissional, "dotados de alto espírito de lealdade e fidelidade patriótica, que souberam colocar acima de tudo os superiores interesses da nação angolana".



O estadista lembrou a complexidade da actual conjuntura internacional "em que a grave crise económica se associa a ameaças de várias natureza - do terrorismo à imigração ilegal, do tráfico de pessoas e produtos ilícitos à criminalidade violenta transnacional”.



O Presidente da República afirmou que "hoje, mais do que nunca, se impõe a vigilância e o reforço da capacidade operativa dos Órgãos de Inteligência e de Segurança do Estado".



Acrescentou que "só deste modo poderemos preservar a paz e a estabilidade tão duramente conquistadas, condições  indispensáveis para prosseguir a via vitoriosa da reconstrução e do desenvolvimento económico e social, com vista à melhoria das condições de vida e ao bem-estar do povo angolano".



José Eduardo dos Santos apelou a todos os funcionários dos Órgãos de Inteligência e de Segurança do Estado para que "prossigam com o mesmo empenho e entusiasmo de sempre a nobre e honrosa missão de que estão incumbidos".