Joanesburgo – O   Presidente José Eduardo dos Santos vai ser condecorado, na próxima terça-feira na África do Sul   com a ordem   “companheiros de Oliver Tambo” que é a distinção mais alta existente neste país. A distinção  é  concedida pelo presidente anfitrião, a cidadãos estrangeiros que têm promovido os  interesses e aspirações da África do Sul  através da cooperação,  solidariedade  e apoio. (O seu antecessor Agostinho Neto tivera já recebido a titulo póstumo a cinco anos atrás).


Fonte: Club-k.net

Líder angolano a  caminho de Pretória

O Chefe de Estado,  José Eduardo dos Santos segue esta Segunda-Feira (13), a África do Sul   para cumprir a sua primeira visita de Estado aquele país. O mesmo deverá  chegar as 15h desembarcando na base área  militar de Waterkloof, em  Pretória;   segue para o palácio presidencial “Union  Buildings” onde recebe cumprimentos de boas vindas, do seu homologo e sua respectiva equipa para de seguida rumar para o Hotel Sheraton onde fica por  uma noite.

 

No segundo dia da visita a delegação presidencial angolana  vai firmar acordos do domínio bilateral, para de seguida  tomar parte de um fórum empresarial a ser realizado nesta cidade. Fazem parte da sua caravana, os Ministros dos Petróleos, transportes,   Energia e Água, Indústria, finanças  e altos   funcionários do gabinete presidencial (Carlos Feijó, José Filipe, Francisco  Queiroz, Carlos  Fonseca, Armando Manuel, Manuel da Cunha e o general Leopoldino do Nascimento das comunicações). Acompanha também a delegação presidencial um grupo de empresários angolanos para tomar parte do  fórum empresarial. Altos funcionários do MIREX encontram-se já no terreno desde o dia 6. (O Embaixador interino da África do Sul em Luanda, Sandile  Schalk foi chamado pelo seu governo no dia 4  para acertar pormenores  da viagem do PR angolano)

 

A visita do estadista angolano foi antecedida com o enviou, entre 1 a 5 de Dezembro,  de dois grupos de avanços  constituídos por  funcionários do protocolo e da segurança que se distribuíram  entre Pretória e a Cidade do Cabo, onde na Quarta Feira (15), o Chefe de Estado se desloca para visitar a cadeia de Robert Island, onde Nelson Mandela esteve preso num período de 18 anos (Os restantes  anos passou em prisão domiciliaria).


O  discurso no parlamento sul africano na cidade do Cabo ao qual estava previsto   foi cancelado por razões de  indisponibilidade dos deputados que se encontram de férias. Após a  visita a esta cidade, que se tornou de carácter turistico, o PR  regressará   directamente a Luanda.

 

A deslocação do mesmo  não foi ainda objecto de noticia nos órgãos de comunicação da África do Sul. (O Jornal local “Mail and Guardian” deverá publicar uma peça este fim de semana, a correspondente da BBC neste país  identificada por Loise tenciona também  cobrir a visita). Pela parte angolana foi despachado dois grupos de jornalistas para a cobertura ao qual fazem parte o veterano Alvés Antonio (RNA), José Mirelles (O Pais),  Alexandre Cosse (TPA), Santos Vilola (J.A), todos eles instalados no hotel 224 de Pretória,  a mesma unidade hoteleira que  acolhe elementos do grupo de avanço presidencial.  O profissional,  Gonçalves Ihanjica, da TPA,  que  responde  pelas coberturas  da PR  deve chegar também na segunda feira, num outro vôo que ira transportar a delegação ministerial.