Benguela - Depois de ter percorrido a orla marítima e o interior da província, com o fim de constatar a realidade das instituições dos estado e privadas, bem como as administrações locais, o galo negro na cidade das acácias rubras, encabeçado por Vitorino Nhany, foi ao encontro das autoridades locais: tal é o caso da saúde, educação, energia e aguas, justiça, agricultura, urbanismo e ambiente, habitação, desportos, porto do Lobito, para além de ser rejeitado no CFB, com objectivo de ir ao encontro de um denominador comum e dar o seu contributo junto do executivo de Armando da Cruz Neto.


Fonte: Club-k.net

Galo Negro faz radiografia da província

No decurso de visitas fiscalizadoras realizadas pelo executivo de Vitorino Nhany, atinentes ao Orçamento Geral do Estado, aquela organização partidária concluiu que, em Angola a democracia é tímida, tendo em conta a participação dos actores políticos. O interlocutor disse no seu discurso, que em certos sectores ora programados, no quadro da fiscalização, registou-se falta diálogo entre as partes, o que dificultou a constatação, inserida no âmbito das actividades. No caso citamos, as direcções do urbanismo e ambiente, habitação, CFB, bem como as administrações dos municípios do Bocoio e do Lobito.

 

No quadro das incertezas, sobre o OGE, o órgão executivo do galo negro, recomendou aos aos sectores de saúde, educação, as aguas e energia, desportos, agricultora, porto do Lobito, salinas, transportes e justiça, que o plano do OGE de 2010 para a província de Benguela, a locou para a saúde, educação, agricultura e habitação, um pacote inferior, aos dos órgãos da defesa e segurança e ordem pública. Este comportamento, contribuiu para o agravamento da situação da segurança social e a instabilidade do desenvolvimento humano. Neste domínio, o partido liderado por Isaías Samakuva, na pessoa de Nhany, nesta parcela do país, é de opinião que o executivo de Armando da Cruz Neto, manifeste tal preocupação junto da estrutura central na qual as politicas são definidas.


Saúde: Na mesma sala estão internados doentes de ambos sexos

 

No quadro da saúde, aquela formação partidária, sustentou a opinião de que, sejam implementadas políticas de saneamento básico, a construção de latrinas em todo território da província até aldeias, instalações apropriadas para a venda de carne e peixe nas praças, condicionadas a inspecção veterinária, bem como o estabelecimento de uma cadeia de frios.

 

Melhorar o programa de educação de saúde e pede de igual modo ao governo, o programa de entomologia médica para um melhor combate anti-vectorial. Na agenda de contribuição de ideias junto do governo de entre outras, aquele partido constou ao governo provincial que, a direcção da saúde deve optar pela formação de quadros por especialidades, na escola técnica do instituto médio de saúde de Benguela, com o fim de dar resposta a demanda.

Pede como força fiscalizadora, maior responsabilidade no atendimento de pacientes nos hospitais. O galo negro, idealizou ao executivo de Armando Neto, que se proporcione junto dos hospitais municipais, centro de saúde e postos médicos, um melhor fornecimento de medicamentos e equipamentos da última geração.  

 

Neste sector, o partido UNITA no que toca as infra-estruturas, chamou ao governo local, a necessidade de encontrar politicas que contrariem a escassez de espaços, o que força a altas precoces. No caso, está o hospital da Catumbela, onde na mesma sala, foram internados doentes de ambos os sexos. São cerca de 3.002.500 USD entregues para a construção do hospital da Baia Farta, 2.350.000 de dólares norte americanos, cedidos para a restauração e ampliação do hospital da Catumbela e ainda não foram desbloqueados. O executivo do galo negro, registou na senda das sua actividades, que o hospital da Catumbela e o Pediátrico do Lobito, precisam de uma responsável manutenção de material médico e medicamentoso.
A problemática de subsídios de piquete, das horas extras, entre outras, foram também apontadas como sendo um desafio, que o governo do General Armando Neto, tem por solucionar. Também, avisou aquele partido que, os salários devem ser pontuais, para a salvaguarda da ética profissional, o combate a corrupção. A promoção de funcionários que seja um facto. E também que sejam pagas as dividas, para com os professores do IMS.


Quanto a educação, autoridades não controlam o censo populacional de crianças fora do sistema de ensino.

 

Preocupados com as consequências nefastas do futuro, a direcção do galo negro, diz não encontrar resposta, junto das instituições vocacionadas no controlo da população, um número que sirva de denominador, tendo em conta a criançada, fora do sistema de ensino. Nhany, declarou que as autoridades de Benguela trabalham com dados não afirmativos, apontando o 100 mil, com sendo o número de crianças, com idade escolar, fora do sistema normal. Independentemente desta situação, Benguela regista, localidades marginalizadas, por questões politicas e partidárias a exemplo dos municípios do Cubal, Balombo, Caimbambo e Bocoio. Neste domínio, o partido da oposição, sugere que se faça o arrolamento de crianças fora do ensino, para que se ponha termo as clivagens políticas no sector.


Entre outras questões, aquela força politica, manifestou a preocupação de certas autoridades ameaçarem a paralisação de estudantes, no caso de não ingressarem nas fileiras da JMPLA, tudo aconteceu, a quando da passagem por Benguela do 1º secretário nacional da JOTA, Sérgio Lutero Rascova.

 

Um olhar atento no sector das águas, energia e desporto

 

As grandes endemias que estão a dizimar populações por Benguela, Lobito, Catumbela e Baia Farta, têm origem na água, considerada como um bem vital. Dada a riqueza dos recursos hídricos, as politicas sobre a produção, transformação, distribuição e comercialização da energia ao nível do território da província, seja um esforço por parte do governo.


Harmonia politica, a paços lentos


Foram estes pontos, para além da agricultura, porto do Lobito, salinas e a justiça, que a UNITA fez questão durante cinco meses e finalmente, apresentou a mesma mesa com o governador da província, Armando da Cruz Neto, as linhas que marcaram o auge da ronda de actividades, tendo como visão, o bem estar social para o presente e as gerações vindouras. No quadro do ambiente político, o galo negro apontou a comunicação social, de estar a par do partido no poder, ao invés de colocar-se de árbitro, de todas as situações. Como exemplo, a Televisão só cobre e divulga actividades do MPLA e dá-se espaço a Jorge Valentim para banalizar a UNITA, nas rádios. A rádio dá cobertura total ao aniversário do MPLA, o que não acontece como os outros partidos. A intolerância politica, é realizada por individualidades devidamente identificadas no interior da província, para o efeito, é preciso um debate cada vez mais aproximado, para se pôr termo as barreiras politicas.