Pretória  – O primeiro secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, afirmou que a participação de Angola na 17ª edição do Festival Mundial da Juventude e Estudantes, que decorre até ao dia 21 do corrente na cidade de Pretória, África do Sul, é positiva e supera as expectativas.


Fonte: Angop
 


“Tudo o que nós programamos para fazer e apresentar no festival está a ser cumprido e com muitos êxitos”, disse Sérgio Luther Rescova que chefia uma delegação angolana, composta por 350 pessoas, entre os quais membros da JMPLA, estudantes, músicos, artistas plásticos e jornalistas, ao evento iniciado a 13 do corrente.

 


Em declarações à imprensa angolana, o também deputado à Assembleia Nacional precisou que a sua comitiva é multidisciplinar, congregando componentes politica cultural e desportiva, sempre no quadro da solidariedade entre os povos e países.

 


A componente cultural serve, entre outras, para evidenciar os traços característicos dos angolanos, concretamente hábitos, costumes, e transmitir a realidade de Angola face ao desenvolvimento registado, precisou o responsável.

 

Para ele, a conferência internacional sobre a batalha do Cuito Cuanavale, realizada quinta-feira nesta cidade sul-africana, foi o ponto mais alta das actividades programadas por Angola, porquanto visou a divulgação dos feitos dos angolanos em prol da independência dos países da África Austral.

 


Hoje, a delegação esteve envolvida na feira de solidariedade, onde expõe livros, discos e quadros de autoria de angolanos, material publicitário (chapéu, camisola e cachecol), bem como a bandeira da República e peças de caça dos povos mumuila, e participou em palestras promovidas por outras comitivas.

 


Estará igualmente presente em actividades desportivas e culturais, a serem realizadas esta noite.

 


O festival acontece de cinco em cinco anos, numa promoção da Federação Mundial da Juventude Democrática. Esta edição decorre sob o lema “Por um mundo de paz, solidariedade e transformação, derrotaremos o imperialismo”.

 


A primeira edição aconteceu depois da segunda guerra mundial, concretamente em 1947, como resultado da necessidade do envolvimento dos movimentos juvenis em questões que afectam os jovens, e não só, internacionalmente.

 


A 16ª edição realizou-se em 2005, na cidade de Caracas (Venezuela), sob o lema “Pela solidariedade e a paz, lutamos contra o imperialismo e a guerra”, envolvendo 25.145 pessoas em 90 delegações, cada representando um país.

 


Este ano, 2010, estão representados no certame países como Angola, África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Arábia Saudita, Bangladesh, Brasil, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia, Cuba, Espanha, Equador, Estados Unidos da América, França, Grécia, Honduras, Índia, Iraque, Namíbia, Nepal, México, Panamá, Portugal, Síria, Sri Lanka, Suazilândia, Trinidad, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, Vietname, Zâmbia, Zimbabué, entre outros.