Lisboa - O Banco Nacional de Angola instruiu aos bancos comerciais a aplicação de   medidas restritivas quando ao levantamento de dinheiro através do uso dos  cartões Visas emitidos em Angola mas usados fora  em multicaixas fora do país .  O novo valor permitido, para se levantar é de USD 400 por dia e entrou em vigou desde a semana passada.


Fonte: Club-k.net

Medidas que desencorajam o uso do cartão  VISA

Presidente comissão executiva da instituição, José MassanoAs autoridades justificam que a medida deve-se a um suposto  “incontrolado” volume de dinheiro que vai para o exterior. Por outro lado, estudantes angolanos que vivem  fora e que fazem uso destes cartões começaram a reclamar por causa dos embaraços encontrados. Muitos dos quais optam por levantar dinheiro em cash ao invés de pagamentos electrônico devido aos descontos que sofrem. Os mesmos sentem-se limitados ao fazer pagamentos em cash de valores acima do estipulado. (Pagamento de escola, bilhete de passagem  etc).

 

Desde que o sistema Visa entrou em vigou em Angola não se  aplicava limites quanto ao levantamento de dinheiro em multicaixas no estrangeiro. Geralmente os clientes usam cartões do banco BFA, BNI e do SOL.


Exemplo, se um estudante em Portugal desejar fazer pagamento do seu bilhete de passagem para Luanda em cash, terá de tirar o dinheiro em três dias para somar USD 1200. Quem desejar fazer comprar superior a USD400 numa feira ou loja que não há a maquina de pagamento electrônico fica igualmente limitado ao efectuar pagamento.