Luanda - Os estudantes angolanos interessados em frequentar instituições de ensino nos Estados Unidos da América (EUA) podem dispor agora de serviços de assistência diversificada para uma inserção mais fácil no sistema de educação americano.


Fonte: NJ

www.polarstarinternational.org

Numa iniciativa da angolano-americana Stella da Cruz Arduser e o seu esposo, Adam Arduser, surgiu a Polar Star International (PSI), uma empresa de consultoria académica que providencia aos estudantes internacionais informações sobre escolas e universidades americanas.


Os seus serviços incluem apoio logístico especializado a candidatos que procuram prosseguir a sua formação universitária em território americano, nomeadamente na selecção escolar, no tratamento das questões de imigração e obtenção do visto de estudante, na identificação e aluguer de alojamento, na orientação e sensibilização cultural e no ensino prático da comunicação em língua inglesa.

 

“A excelente reputação do sistema educacional dos Estados Unidos faz deste país um dos mais procurados por estudantes estrangeiros, incluindo angolanos”, disse Stella da Cruz ao NJ.


Segundo a presidente da PSI, a ideia nasceu do seu contacto com jovens angolanos e do conhecimento das suas dificuldades de adaptação, próprias de quem chega aos EUA para continuar os seus estudos.


“Senti que além do apoio da família e dos amigos, precisavam de um enquadramento mais adequado, profissional, para criar neles um sentimento de menor ansiedade e maior confiança nas suas capacidades e no seu sucesso académico”, sublinhou antes de acrescentar que “existem mais de 3.700 universidades americanas e os estudantes estrangeiros carecem muitas vezes de assistência para fazerem uma escolha avisada, de acordo com as suas expectativas e disponibilidades financeiras”.

 

Os cursos mais populares de entre os estudantes internacionais em geral e dos angolanos em particular são os de gestão e negócios, engenharia, matemática e ciências da computação. Baseada na sua experiência como estudante e de vários anos de docência, Stella da Cruz aconselha os estudantes a começarem o seu programa de formação em “community colleges”, instituições do ensino superior que oferecem cursos de dois anos com direito à transferência para uma universidade para obtenção de um bacharelato ou licenciatura.

 

“São cursos a custos mais competitivos em que os estudantes obtêm uma boa base de conhecimentos gerais antes de concluírem em dois ou três anos o seu programa de formação universitária”, esclareceu.

 

A Polar Star International (www.polarstarinternational.org) oferece os seus serviços a nível de todo o território americano embora esteja melhor inserida em Gainesville, no estado da Flórida, onde está baseada e trabalha em estreita colaboração com as universidades e “community colleges” da região.


”Esta é uma cidade fundamentalmente universitária, facto que oferece um ambiente marcadamente académico, aconselhável para jovens que chegam a este país e precisam de se concentrar nos estudos”, disse, antes de frisar que “os dois primeiros anos são os mais determinantes para o sucesso de qualquer estudante estrangeiro inscrito no ensino universitário americano”.


Stella da Cruz, que nasceu nos EUA de pais angolanos, é mestre em Educação Especial e Leitura pela Universidade da Flórida. Está há muitos anos ligada ao ensino, tendo sido em 2008 distinguida com o prémio de professora do ensino secundário no ano. Actualmente é responsável por um programa de formação dos novos professores de todo o Condado de Alachua, na Flórida. Adam Arduser, seu esposo e co-fundador da PSI, é docente, coordena o Departamento de Matemática e desempenha também as funções de tutor dos novos professores desta disciplina no Liceu East Side, em Gainesville, onde o casal reside.