Luanda – O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, apontou hoje, quarta-feira, como prioridades do Executivo para 2011, no domínio social, a expansão e melhoria dos serviços de saúde e do ensino bem como o resgate dos valores culturais.
 

Fonte: Angop

Vice-PR prioriza saúde, ensino e valores culturais

Fernando da Piedade falava na cerimónia de cumprimentos de fim de ano com funcionários do seu gabinete, durante a qual trocou mensagens de feliz natal e de ano novo próspero, extensivo às respectivas famílias.


 
“Não é possível mudar tudo, (…) mas temos de apresentar resultados. (…) O povo precisa de um sinal de esperança, palpável, de que se está a trabalhar para melhorar as suas condições.”, assinalou.


 
Afirmou que no domínio da educação e do ensino superior a solução passa por melhorar a qualidade e a expansão destes serviços porque, como disse, a era da globalização é também a do conhecimento e os povos que não acompanharem os avanços tecnológicos e científicos não vão conseguir acompanhar a evolução rápida que se está vivendo no mundo de hoje”.


 
Para o vice-presidente da República, “Angola viveu uma guerra tão longa e temos a obrigação de andar depressa para que o povo possa viver feliz, melhor e com dignidade, com vitórias por mérito próprio, estudando, trabalhando e se aplicando”.
 


Para o próximo ano a intensidade de trabalho terá de ser maior. Lançadas as sementes, estão criadas as condições para fazer um bom trabalho de gabinete de fiscalização e controlo, mas também realizando deslocações às províncias para analisar as reais condições em que se encontram os sectores do Estado e as populações.   
 


Considerou positivo o ano que finda, ao ter sido criado um novo quadro institucional, que cria a Vice-presidência, e a ele dado a responsabilidade de, na qualidade de coadjutor principal do Presidente da República, supervisionar o sector social do Executivo.
 


Considerou, a partida, difícil a tarefa pelo facto de o país ter sido dilacerado por muitos anos pela guerra, obrigando a estabelecer prioridade com a conquista da paz, como a estabilidade dos índices macro-económicos, paralelamente, ao processo de reconstrução nacional, criando as bases para melhorar a qualidade de ensino, saúde, o aumento da produção de bens, nos domínios da agricultura, pescas e indústria transformadora.
 


Disse-se convencido que 2011 será melhor que 2010. “Vamos trabalhar para resolver, entre outras, as grandes dificuldades do país no sector social, as condições de trabalho, solicitando a colaboração dos funcionários do seu gabinete para levar avante as suas missões.
 


Na mensagem lida pelo assessor jurídico do gabinete do vice-presidente, Carlos Magalhães, os funcionários manifestaram disponibilidade em contribuir para os êxitos das missões a si atribuídas.