Lisboa - A  Clínica Girassol afecta a Sonangol, tem um passivo que está a ser resolvido   em tribunal envolvendo contratos de prestação de serviços  feitos pela  antiga Presidente do Conselho de Administração, Maria Cremilda Luís  de Lima. A antiga gestora  terá ao tempo do seu mandato colocado empresas suas a prestarem serviços a clínica, a margem de  um contrato  para um período de 10 anos de parceria.

 

Fonte: Club-k.net

Fez contratos  validos para  10 anos

Cremilda é conotada a empresa Higenius que presta serviços de limpeza a  Clínica Girassol.  A referida empresa está em nome de um filho seu, Mauro Lima Pimentel “Xano”. No contrato feito, a suposta empresa da antiga administradora recebe  mensalmente cerca de 100 mil dólares por parte da Clinica pelos seus serviços. A empresa que fornece medicamentos a  Girassol é também apresentada  como sua, em associação com especialistas  brasileiros.

 

Há informações  apontando que a nova administração da clinica  vê-se limitada  a recorrer  serviços que lhe são mais econômicos,  devido a condição de prisão aos interesses de Cremilda Lima. Por esta  razão,  o assunto foi  levado a tribunal no sentido de reverter o quadro para facilitar  reajustes internos quanto a contenção de gastos daquela unidade hospitalar.

 

Cremilda Lima, formada em gastrenterologia em Italia,  foi a primeira PCA da Clinica tendo sido substituída por  Nené Filipe, um médico com passagem na organização Mundial da Saúde. Cremilda é  descrita como uma figura de poder/liderança mas que acabou por ser  prejudicada com a onde de criticas e clivagens que foi tendo na  Sonangol.

 

A saber:


- Havia desautorizado  o administrador da Sonangol para  área financeira,  Francisco Lemos Maria ao recusar um  director de finanças para a Clinica,  que este nomeou.


- No seu mandato, uma administradora Albertina Hamukuaia  e um  outro administrador  Vasco Silva  não tinham espaço de trabalho.


- Registro  de negligencia no staff  clinico da unidade hospitalar; há o caso de uma médica que não terá atendido a uma menina que acabou por falecer.


- Carência ou ineficácia no fornecimento de medicamentos.


-  Esbanjamento ou Ausência de discrição quando as suas empresas que  prestam  serviços para Clinica. O filho  gestor da Higenius, terá comprado  material para um estúdio de musica avaliado em um milhão de dólares; apresenta-se como patrocinador do musico Agre-G, tem investimento em bens imobiliários; e aposta na compra de carros. ganhou fama de "menino muito rico".

 

A fama de “poderosa” ou “temida” que passou a ter a dada altura,  chegou em meios internacionais que trabalham com  a Sonangol. A certa  altura, a mesma  pretendia levar para Luanda, duas profissionais portuguesas  que trabalham numa clinica em Johanesburgo que acolhe pacientes provenientes da Sonangol. As profissionais recusaram a proposta   logo após terem feito uma busca que indicava  que Cremilda estava incompatibilizar-se com todo mundo, o que equivale a problemas de relações humanas , vulgo “maus feitios”.

 

A Clínica Girassol acolhe uma  equipa composta por cem médicos, dos  quais quatro brasileiros, 14 cubanos e os restantes angolanos, que trabalham em regimes de “full e “part-time , com um atendimento permanente. A unidade tem 283 camas, distribuídas por suites VIP, individuais e quartos com duas camas. A clínica tem serviços de restaurante, cafetaria, parque de estacionamento e um heliporto para o resgate de doentes. O Club-K não pode confirmar se o restaurante e a cafeitaria também estão sob gestão de empresas da antiga PCA.