Luanda -  Lamenta que cidadãos pacíficos, tenham sido remetidos à prisão e condenação constitucionalmente injustificadas durante meses e meses, pelo que exige do Governo a devida indemnização pelos danos materiais e psicológicos causados às vítimas desta injustiça levada a cabo apenas para intimidar e coarctar os cidadãos...
 


C O M U N I C A D O

O Comité Permanente da Comissão Política da UNITA reuniu-se no dia 23 de Dezembro de 2010 para analisar a situação política, diplomática económica e social do país, tendo, em relação a Cabinda tomado a seguinte posição:

 

1.     A UNITA regozija-se com a libertação dos presos políticos em Cabinda, nomeadamente  o Padre Raul Taty, Francisco Luemba, Benjamim Fuca, Próspero Mambuco Sumbo, André Zeferino Puati, Belchior Lanso Taty e Alexandre Cuanga Sito, todos eles activistas consequentes dos Direitos Humanos em Angola.

 

2. Lamenta que cidadãos pacíficos, tenham sido remetidos à  prisão e  condenação constitucionalmente injustificadas durante meses e meses, pelo que exige do Governo a devida indemnização pelos danos materiais e psicológicos causados às vítimas desta injustiça levada a cabo apenas para intimidar e coarctar os cidadãos dos seus direitos fundamentais.

 

3.      A História do nosso País e a  dos outros países já nos ensinaram que problemas como o prevalecente em Cabinda não se resolvem com intimidações, muito menos com violência. Assim, a UNITA  apela ao Executivo angolano no sentido de encetar,  o mais cedo possível, um diálogo inclusivo com as forças em conflito  para se pôr cobro à situação que ainda se vive no Enclave.

 

 Luanda, 23 de Dezembro de 2010
O Comité Permanente da Comissão Politica da UNITA