Luanda - Um protocolo financeiro, que visa a concessão de créditos às mulheres camponesas, foi recentemente  assinado, em Luanda, entre o Banco Sol e a Organização da Mulher Angolana (OMA).


Fonte: JA


O acordo, renovável de três em três anos, vai permitir o acesso ao micro-crédito, que varia de mil a 10 mil dólares, reembolsáveis num período de 24 meses e a uma taxa de juros 3,99 por cento ao mês.

 

Além do crédito, o protocolo permitirá capacitar as associadas, que actualmente desenvolvem actividades agrícolas, sobre matérias de micro e pequenos negócios.

 

O protocolo foi rubricado pelo presidente da comissão executiva, Coutinho Nobre Miguel, e a secretária geral da Organização da Mulher Angolana, Luzia Inglês.

 

A secretária geral da Organização da Mulher Angolana, Luzia Inglês, afirmou que o acordo vai beneficiar membros da organização seleccionadas que terão acesso aos valores, através da inscrição que será efectuada a nível das províncias. "Vamos organizar as mulheres beneficiadas em grupos, que serão maioritariamente as que trabalham nas zonas rurais, e em função dos interesses de cada uma seguindo o acordo do banco", referiu.

 

Luzia Inglês garantiu que a concessão de créditos visa melhorar a qualidade de vida das populações, através do apoio às mulheres camponesas que cada vez mais tenham uma participação activa na sociedade. O presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, ressaltou que o acordo faz parte de um programa de acções sociais que a instituição leva a cabo, para erradicação da fome, combate à pobreza para a melhoria da vida das populações.

 

Coutinho Nobre Miguel informou que existe um fundo de cinco milhões de dólares para o financiamento das mulheres agrícolas. "Vamos continuar a apostar na melhoria da vida produtiva das populações e promover a inclusão social", referiu.
 


Abertura de balcão


O presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, inaugurou ontem, em Luanda, mais um balcão no município do Sambizanga, no bairro Miramar, somando 78 o número de agências existentes no país.

 

Coutinho Nobre Miguel afirmou que a abertura de mais uma agência representa um crescimento e a expansão da instituição no mercado. O balcão, construído num período de dois meses, referiu, visa satisfazer de forma correcta e harmoniosa os interesses do mercado.

 

"É preciso que a banca vá ao encontro dos clientes e esteja dotada de tecnologia avançada e recursos humanos capazes de dar soluções adequadas aos clientes", acrescentou. Em relação ao balanço anual das actividades realizadas, informou que o banco cresceu a nível da carteira de créditos e depósitos e de lançamento de produtos e serviços no mercado.