Lisboa - Lucas Ngonda, recentemente despejado  da presidência da FNLA pelo Tribunal Constitucional  esta a  mover  diligências junto do Secretário-Geral do MPLA, Dino Matross para alegadamente  “abordar assuntos correntes”.  Escreveu  no passado dia   13 de Dezembro, uma carta a Dino Matross  solicitando uma audiência. A missiva trazia como numero de referencia Ref. Nº 014/GP/FNLA/2010.


Fonte: Club-k.net

MPLA deixou de apoiar-lhe

Em reação ao seu pedido, Dino Matross respondeu, dizendo que por razões de calendário, encarregava a sua Directora do Gabinete para  lhe receber esta terça-feira,  dia 28.12.2010.

 

A indisponibilidade do Secretário Geral do MPLA, ou o gesto de encaminhá-lo para uma funcionaria do seu Gabinete   é visto  como um indicador do  afrouxamento da atenção que o regime   presta ao mesmo. O referido afrouxamento é também sentido na acção de José Eduardo dos Santos  que opta por tomar uma postura  neutra.

 

Na reunião do Conselho da Republica que aconteceu esta terça-feira, o lugar da FNLA ficou vazio. A figura a quem o Chefe de Estado havia conferido posse como representante  deste partido histórico,  é o seu líder Ngola Kabangu. Em meios próximos ao circulo presidencial foi observado que JES não o notificou para transmiti-lo,   as razões que o levaram a excluir como membro do Conselho da República.

 

De recordar que a FNLA é um dos pioneiros da luta de libertação nacional. O seu falecido fundador Alvaro Holden Roberto teria enfrentado uma corrente de rebelião interna chefiada por Lucas que contestava a liderança do antigo Presidente. Mais tarde, os jornais em Luanda publicaram copia de correspondência de confirmação de valores entre Lucas Ngonda e o então Chefe da Casa Civil da PR, “Zé” Leitão dando azo a versões segundo a qual  Ngonda estaria comprometido com a Presidência angolana.