Luanda -  O Secretariado do Bureau Político de Lucas Ngonda emitiu ontem uma mensagem de homenagem ao líder histórico da FNLA, Holden Roberto, por ocasião da passagem do 12 de Janeiro, data em que, se fosse vivo, completaria 87 anos de idade.


Fonte: JA

Ngonda quer reconciliação  com o defunto


"Álvaro Holden Roberto é a figura de proa na Luta para a Libertação de Angola", lê-se na mensagem, que acrescenta: "ele foi o primeiro angolano, em nome da União das Populações de Angola (UPA), a participar na Conferência de Todos os Povos Africanos que teve lugar no Ghana, em Accra, em Dezembro de 1958".



A mensagem sublinha que foi com Holden Roberto que Angola apareceu pela primeira vez nos debates internacionais sobre a emancipação do continente africano. "Como peregrino da libertação da África e de Angola, em particular, instalou-se na Guiné, onde, a partir do Ghana, com veia jornalística, continuou a publicar artigos na imprensa local com o pseudónimo de Reis Ventura, denunciando o colonialismo português junto da comunidade internacional", refere a mensagem.



Holden Roberto, que faleceu a 2 de Agosto de 2007 por doença, liderou a FNLA enquanto movimento de libertação e, depois, como partido político, participando como candidato presidencial nas eleições de 1992.


Na mensagem, por ocasião do seu aniversário natalício, o Secretariado do Bureau Político de Lucas Ngonda sustenta que "Álvaro Holden Roberto (…) faz parte por mérito próprio, daqueles que só podem encontrar lugar no Panteão dos melhores filhos de Angola e de África".