Luanda - Os participantes da IX Reunião Ordinária do Comité Permanente da Comissão Política, do maior partido da oposição, UNITA, contestaram, mais uma vez, segundo um comunicado daquela organização, as tentativas do partido no poder (MPLA), de partidarizar o calendário nacional, com uma postura anti-patriótica e atentatória à unidade de todos angolanos.


Fonte: Club-k.net


No entanto, os maninhos apelaram aos membros do executivo angolano para uma governação mais responsável e sensível no sentido de satisfazer os serviços básicos às populações.


Agastados, ainda, com a situação actual do país, os membros do Comité Permanente da Comissão Política, instaram o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado angolano, no âmbito da paz, democracia e reconciliação nacional, que segundo alegam “deixaram, há muito, de merecer a devida atenção por parte do mesmo”.


Os maninhos consideram que “as mudanças permanentes e casuísticas dos membros do executivo angolano, demonstram, claramente, a natureza autoritária do regime e a desorientação com que são conduzidos os destinos do país, bem como o absoluto incumprimento das promessas eleitorais feitas pelo MPLA”.


 Os mesmos apelaram, a todos  os cidadãos, uma participação activa na vida política do país, através da responsabilização do exercício da governação, utilizando os direitos constitucionalmente protegidos, dentre eles, os direitos à Manifestação, à Informação, à Greve, a Petição, Fiscalização e sufrágio.


Já sobre a preocupante situação na Costa do Marfim, os participantes manifestaram-se a favor de Alassane Ouattara, eleito pelo  povo costa-marfinês nas últimas eleições presidenciais. Para o Galo Negro a razão da maioria deve ser entendida e faz recordar  que “o órgão comunitário regional da África Ocidental (CEDAO), o órgão Continental Africano, União Africana e as Nações Unidas, reconheceram Alassane Ouattara como candidato vencedor, e essas posições devem ser tidas em consideração”.


É de realçar que, a IX Reunião Ordinária do Comité Permanente da Comissão Política, da UNITA, realizou-se sob  orientação do seu  presidente, Isaías Samakuva. Os participantes analisaram  várias questões relacionadas com o estado actual do país.