Havana – O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, manifestou nesta terça-feira, em Havana, o interesse de cooperar com a República de Cuba na criação de escolas do ensino especial em Angola, para melhorar os programas de inserção social de cidadãos com deficiências de vária ordem em Angola.


Fonte: Angop



Fernando da Piedade lia a mensagem que escreveu no livro de honra no final da visita que efectuou a escola “solidariedad com Panamá” que assiste 105 alunos, dos cinco aos 18 anos de idade, com deficiências motoras.


O dirigente angolano considera a instituição, tida como símbolo de coragem, valência e de cultivo de amor próprio e ao próximo, contribuindo para a construção de um mundo cada vez melhor.


Para o vice-presidente, “tudo faremos para levar a experiência cubana ao país, iniciando uma cooperação com resultados positivos.


Felicitou os esforços do governo cubano pelos êxitos que vem alcançando no seguimento e tratamento de pessoas com deficiências de vária ordem.


Declarou que o Executivo angolano está a preparar um conjunto de acções que inclui a formação de especialistas, visando acelerar o
processo de recuperação de pessoas deficientes físicas.


Sublinha que dar formação a indivíduos com deficiência ajuda a eliminar o preconceito e preparar-lhes para enfrentar desafios futuros e ter vida condigna.


O vce-presidente afirmou serem prementes as necessidades de Angola implementar programas do género, tendo em conta o número de pessoas deficientes na sequência da guerra terminada há pouco mais de oito anos e das que têm problemas congénitos.


Fernando da Piedade Dias dos Santos está em Cuba para uma visita de trabalho de cinco dias, à convite do primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura.


Terça-feira, o vice-presidente visitou instituições ligadas à investigação científica e ao tratamento de doenças, tais como o instituto de medicina tropical “Pedro Kouri”, o centro internacional de restauro neurológico e à policlínica universitária Vedado.


O dirigente angolano e a delegação que o acompanha, de ministros e secretários de Estado, se inteiraram da política de saúde gratuita do Estado cubano, universal e regional.


Foi dado a conhecer que o sistema de saúde é integrado e possui 498 clínicas, onze mil e 502 consultores médicos, 158 clínicas de estomatologia e 26 bancos de sangue, entre outros serviços.


Fernando da Piedade dos Santos visitou também o Complexo Histórico Militar Morro Cabaña, onde se inteirou do ritual do lugar que inclui diariamente um disparo de canhão às 21 horas.


Testemunhas indicam que o ritual já se cumpre há 265 anos, e sempre às 21 horas se dispara um salva, para assinalar o encerramento dos portões da cidade, e evitar ataques estrangeiros.


Guias turísticos afluíram a visita ao edifício, onde também estão expostas meios utilizados por Che Guevara.


Várias centenas de pessoas visitaram na noite de terça-feira o recinto.