Luanda – O administrador executivo da Rádio Nacional de Angola (RNA), Eduardo Magalhães, defendeu quarta-feira, em Luanda, que os profissionais da comunicação social devem, durante os seus trabalhos de investigação jornalística, respeitar os princípios éticos para credibilização da profissão.


Fonte: Angop


Administrador Executivo da Rádio Nacional de Angola, Eduardo Magalhães Eduardo Magalhães fez esta afirmação ao dissertar sobre o tema “A problemática da investigação no jornalismo. A experiência angolana”, no seminário Internacional sobre Comunicação e Cidadania, no Cefojor, em Luanda.

 

Segundo o radialista da RNA, na instituição onde trabalha tem sido possível praticar um jornalismo de investigação, com responsabilidade e preenchendo a agenda comunicacional com causas e não com caos, baseados no respeito dos princípios ético-deontológicos.

 


Neste sentido, disse, a RNA, consciente da sua responsabilidade enquanto serviço público, está a organizar-se internamente e criou uma direcção de informação de especialidade que privilegia, planifica, organiza e faz a execução especial de jornalismo investigativo.

 

“A ideia é basicamente identificar, investigar e difundir o ineditismo e a profundidade dos conteúdos jornalísticos. Desta maneira, pretendemos inaugurar uma nova era ou um novo ciclo na política informativa da Rádio Nacional de Angola, com vista a dar cumprimento ao postulado constitucional que assegura o funcionamento de um serviço público de rádio independente e qualitativamente competitivo”, expressou.

 

Para Eduardo Magalhães, estes factores mostram uma clara aposta no jornalismo de investigação, no seu aperfeiçoamento e no estímulo permanente para a sua prática por parte dos profissionais da RNA.

 

“A problemática da investigação no jornalismo é um dos temas centrais do fenómeno comunicacional contemporâneo e essa observação é feita a partir do meu posto diário que é o rádio-jornalismo”, acrescentou.

 

Frisou que “em função da controvérsia que decorre do conceito e classificação das várias escolas de jornalismo mostro que o conceito alargado, que revela que todas as mensagens jornalísticas são produtos de um trabalho de investigação, mesmo a notícia mais simples implicam uma averiguação de dados”.

 

Sublinhou que a investigação jornalística implica a análise cuidada dos dados envolvidos e o cruzamento de informações para garantir credibilidade dos elementos fornecidos pelas fontes de informação.

 

O workshop, que decorreu durante dois dias, analisou a problemática da responsabilidade social e os limites que orientam a prática da comunicação social, a comunicação e cidadania, visando a salvaguarda dos direitos constitucionais dos cidadãos no âmbito da cultura da regulação, entre outros assuntos.


 

O seminário, que contou ainda com a participação de jornalistas da imprensa privada e representantes de partidos políticos da oposição, no âmbito do incentivo da iniciativa privada nacional no domínio da Comunicação Social, teve igualmente como prelectores profissionais da imprensa privada.