A carregar...

Artigos

Governador da Huíla considera que Jornalistas suspensos não violaram lei de imprensa

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Huíla – O  desenrolar  do caso dos três jornalistas da RNA- Huíla  suspensos pelo director províncial da emissora,  Celso Amaral Jorge por conduzirem um programa que levanta criticas sócias da província, mereceu a reação do  governador  provincial da Huíla, Isaac Francisco Maria dos  Anjos. O dirigente fe-lo  em resposta a  uma exposição chegada a si, pelos visados em que reconhece que   o conteúdo da  entrevista feita pelos profissionais não contraria os pressupostos  da constituição angolana nem da lei de imprensa.


Fonte: Club-k.net

Mal estar entre profissionais da RNA

Na conclusão do alto magistrado da  província,  exposta numa carta datada de 24 de Janeiro, o conteúdo da exposição que os três jornalistas lhe fizeram chegar revela existir  “um mal estar entre colegas da mesma empresa que se vêem arrastando a já alguns anos , antes mesmo do inicio das minhas funções governativas na província da Huíla, que por alheias a nos não foram bem resolvidos”.

 

“De facto, o mau estar a que nos referimos acaba por afectar as formas de intervenção publica que se traduzem em actos de insubordinação e quebra na cadeia de mando”, Le -se  na missiva que o Club-k teve acesso avançando que “Ouvido o conteúdo da entrevista  consideramos efectivamente que não contraria os pressupostos constantes do  artigo 40 da constituição angolana nem da lei de imprensa no geral”.

 

“Consideramos no  entanto que ao governo provincial não compete a definição da linha editorial nem dos critérios disciplinares que se devem ser exigidos aos funcionários da Radio Huíla”, alertou.

 

No final da missiva, o governante formulou votos aos profissionais “para que possam com a devida e ponderada reflexão chegar com a direcção da empresa a um pacifico e comprometido entendimento para que a Radio  Huila saia  mais fortificada e cumpra o seu objectivo como órgão público”

 

De recordar que os jornalistas  suspensos são,  Fernando Prazeres dos Santos, chefe de produção, Aurora da Conceição Guerreiro, editora chefe da realização e Joaquim Armando Nambalo, editor, todos com mais de vinte anos de serviço. Sobre eles, segundo a VOA que noticiou em primeira mão  pesam ainda acusações de desobediência e subversão.

 

Quanto à violação da linha editorial, ficará a dever-se ao programa "Bom Dia, Bom Domingo" emitido às manhãs de domingo por aquela estação emissora no qual, chamados a abordar sobre o estado da cidade do Lubango no passado 9 de Janeiro, dois comentadores residentes, teceram críticas que não terão soado bem aos ouvidos de alguns círculos do poder.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Kitota 30-01-2011 17:31 #27
Quando se nomeiam pessoas analfabetas, incompetentes, arrogantes a dirigir uma instituição, dá isso.
-1 Angolano de Origem, Genuíno 29-01-2011 21:32 #26
Apoio a posição do Governador. Sempre acreditei que é um homem recto. Neste caso deve ir além, porque o senhor Celso está a esconder-se na meia do Senhor Governador a dizer, que os meus colegas que estavam a debater no dia 9 de Janeiro de 2011 falaram mal do Governador, o que não é verdade. Quero encorajar-lhe Senhor Governador: Deixa as pessoas falar a vontade; os erros não são seus. Isso pode ajudar-lhe a saber melhor quem são os homens com quem trabalha. Porque falar do Lubango é falar do Município e não da Província. Termino a dizer que é urgente rejuvenescer a Direcção da Rádio Huíla; o Celso está com medo da sua reforma. Caro Celso, não te preocupes, esteja a vontade; isto é a dialéctica: Tarde ou cedo, hás-de sair da Direcção da Rádio Huíla, você não é imortal! Deixa espaço para os jovens.
0 Cangola 29-01-2011 21:23 #25
confuso: fixe: sorridente: Mas foi daquelas, a verdade é sempre verdade. Se em Angola acontecesse o que está a acontecer no norte de Africa, macacos me mordam!!!!!!!!! Hi, hi, hi,...
0 Chicocada 29-01-2011 18:05 #24
Isto, apenas foi uma chicocada.
Deus escreve direito em linhas tortas.
mantenham-se serenos e calmos, os malfeitores, os conspiradores virão a tona.
ahahahahahahahahahahaahahah
0 Pedro Mandandi 29-01-2011 17:20 #23
Vocês deviam ver eu a dirigir essa rádio. Primeiro reformava, antecipadamente o director e a seguir punha cada um no seu lugar. Promovia debates com todos os actores sociais, sejam eles políticos ou não, membros das igrejas e o zé povinho ddo bairro que vive com menos de um dólar por dia a sua voz seria ouvida. Está na cara que uma semana depois o Sr. Engenheiro Issac dos Anjos iria promover a minha despromoção!AAA AAAAHHHHHH!Mas eu iria deixar lá a minha marca. Que tal uma greve tunisina na rádio vão ver q o celso vai demitir-se... se a onda pega! Cuidado celso, olha o Wikileakes anda aí!!
+1 M.L 28-01-2011 16:37 #22
Quando nos estavamos a lutar contra os nossos irmãos tu estavas na sombra da bananeira na South Africa,e foi uma guerra q muitos cidadões inclusivel eu n sabiamos verdadeiramente as razões q nos faziam matar os nossos irmãs,voltaste apartir as nossas casas q o sr chamou de cubatas,densorr aste as igrejas Catolica e Protestante,cha mando os fies de fingidos,dizes q os jovens da provincia falam mal do governo e n trabalham,e outras coisas q tens praticado...Não ha regime oprimista q dure para sempre,quando chegar a hora da verdade ate la iremos nos encontrar,em nome do nosso Senhor Jesus Cristo coragem meu povo falta pouco.AMEN...
+1 Requiem para o Pascoal 28-01-2011 15:20 #21
Jovens angolanos, manifestemo-nos contra os assassinos do regime de JES que nos matam, e nao nos däo oportunidade na vida. Ponto de encontro: dia 4 de Fevereiro, às 11.00h, no antigo mercado da feira, cidade do Sumbe. Favor passar a palavra no Facebook, Sms, Email, Twitter, e de porta em porta, por toda Angola. Todos os que puderem façam o possivel para apresentar-se no Sumbe. Honremos a memoria de Alexandre Faustino Pascoal morto, aos 25 anos de idade, pela PIR. Hoje foi ele. Amanha pode ser um de nós. Juntos digamos BASTA ao JES. Só a uniao faz a força.
+1 Sumbe em protesto 28-01-2011 15:18 #20
Alexandre Faustino Pascoal foi morto, aos 25 anos de idade, no passado dia 18 de Janeiro, pela PIR, por reinvidicar pacificamente o seus direitos. Hoje foi ele. Amanhä poderá ser um de nós. Para acabar de uma vez por todas com este regime caduco de JES que nao dá oportunidade aos jovens e mata os que reinvidicam seus direitos VAMOS UNIR-NOS PORQUE A UNIAO FAZ A FORÇA. DIA 4 DE FEVEREIRO VAMOS TODOS PROTESTAR EM FRENTE AO MERCADO DA FEIRA ÁS 11.00H DA MANHA, NO SUMBE. Levemos cartazes com slogans repudiando a morte do ALEXANDRE PASCOAL morto na flor da idade pelos gendarmes de JES apenas por reclamar a usurpação do seu ganha pão feita pelo Prado, um Governador insensivel e tao egoista quanto seu chefe o cidadao nao eleito JES.
+1 Campanha do Basta 28-01-2011 15:16 #19
Foi encerrado, aos 18 de Janeiro ultimo, com confrontacoes entre a policia e populares, o mercado da feira no bairro do Chingo, aqui na cidade do Sumbe. Milhares de angolanos desta cidade ficaram assim no desemprego e suas familias atiradas para uma pobreza ainda maior daquela em que ja viviam. A PIR entrou nas confrontacoes usando gás lacrimogéneo e armas de fogo, tendo alvejado o jovem Alexandre Faustino Pascoal de 25 anos de idade, residente na zona 4 bairro do Chingo. Os mais de três mil vendedores do mercado até o momento continuam sem local para as vendas. Nao se sabe para quando o novo mercado. É tempo de mostrarmos ao JES que estamos fartos destes abusos. Angola näo é a quinta da avô dele para ele fazer e desfazer, em atropelo às proprias leis que ele mesmo promulga.
POR ISSO MANIFESTEMO-NOS NO DIA 4 DE FEVEREIRO CONTRA O ASSASSINATO DO ALEXANDRE E CONTRA O AUTORITARITARIS MO DO REGIME DE JES.
-3 KORIONDÚ 28-01-2011 15:04 #18
QUEM TENTAR FAZER MANIFESTAÇAO NÓS VAMOS LHE ENFIAR PAU NO CÚ
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL