Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, exprimiu hoje, sexta-feira, em Luanda, o desejo de manter consultas regulares com o Governo da Guiné Conakry  sobre todas às questões de interesse para a paz, estabilidade, segurança e desenvolvimento do continente africano e respectivas nações.

 
Fonte: Angop
 

O estadista angolano expressou esta ambição quando discursava no almoço que brindou ao seu homólogo da Guiné Conakry, Alpha Condé, no âmbito da sua visita oficial de dois dias a Angola, que hoje termina, destinada ao relançamento das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

 

 

"Depois de termos conseguido a estabilidade, os nossos dois países podem agora reajustar os objectivos e programas de cooperação bilateral e reforçar as suas relações no domínio  económico, social, cultural, institucional e de segurança com vantagens mútuas", disse.

 

 

 

José Eduardo dos Santos congratulou-se com o facto da visita de Alpha Condé ocorrer após a realização de um pleito eleitoral, que inaugurou um novo ciclo na vida política da Guiné Conakry, e devolveu a todos os guineenses a esperança e a confiança de que podem construir um futuro melhor.

 

 

 

"Sentimo-nos muito honrados por ter escolhido o nosso país como destino da sua primeira visita oficial, que é igualmente a primeira visita de um Chefe de Estado da Guiné Conakry à República de Angola. Ela é, portanto, uma visita histórica de amizade e de solidariedade recíproca", asseverou.

 

 

Acrescentou que os angolanos estão abertos para discutir as bases de uma cooperação estratégica com objectivos de curto, médio e longo prazos e que assentem na optimização conjunta das potencialidades e na complementaridade das economias dos dois países.

 

 

 

O Executivo angolano está aberto para aprofundar a discussão dos temas que abordamos na conversa que mantivemos e estabelecer os instrumentos jurídicos e outros meios que permitam viabilizar uma cooperação frutuosa em diversos domínios do interesse de cada uma das partes, frisou ainda.

 

 

Antes do almoço, os dois estadistas mantiveram um encontro em separado, no Palácio Presidencial à Cidade Alta, altura em que decorriam consultas bilaterais entre as delegações ministeriais dos dois países.