Ottawa - Militantes e simpatizantes do MPLA no Canadá, reunidos, neste final de semana, na cidade canadiana de Toronto, criaram um grupo dinamizador que ira se engajar na constituição de uma secção local da Organização da Mulher Angolana (OMA).

 
Fonte: Angop


A referida equipa é presidida pela Ivone Guimarães Gâmboa, que é coadjuvada por Isabel Vumi.

 


Ao intervir no acto, a coordenadora do grupo de acompanhamento da OMA no seio do comité do MPLA no Canadá, Hermínia Costa, esclareceu os presentes sobre o funcionamento da ala feminina do partido no poder e os objectivos que procura almejar.

 


Explicou da necessidade da criação da referida equipa bem como espelhou as tarefas que deverá desempenhar para a constituição da secção da OMA naquela cidade.

 


Por sua vez, o primeiro-secretário do MPLA no Canadá, Francisco Selei, frisou a importância da criação o do referido grupo na sensibilização e mobilização de senhoras de outras cidades.

 


Salientou que tão logo sejam criadas as secções nas várias cidades se começará a pensar na constituição de um comité nacional da OMA a nível do Canadá.

 


Francisco Selei aproveitou a oportunidade para fazer um breve historial da organização feminina do MPLA e dos seus principais feitos, como incansáveis mães, esposas e guerrilheiras, que lado a lado aos homens, estiveram engajadas na luta de libertação nacional.