Lisboa - As últimas sondagens realizadas e mantidas em segredo apontam para uma  vitória eleitoral  do MpD, com 55.5% dos votos, PAICV 39.7, UCID 4.5%  e os restantes repartidos entre abstenções e pequenos partidos.


Fonte: Club-k.net

Terão aprendido a lição com  MPLA?

De recordar que as  eleições legislativas em Cabo-Verde, a decorrer este domingo, contam  com o apoio de Angola que terá ajudado ao PAICV com o valor financeiro  de cinco milhões de dólares


Por outro lado há evidencia  aludindo a eminência  de risco de  fraude eleitoral em favor do PAICV consubstanciada nos seguintes levantamentos a saber:


-  As Nações Unidas financiaram 2  milhões de dólares para a implementação dum sofisticado sistema de identificação biométrica dos eleitores. Os gestores do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação -  NOSI, os engenheiros Jorge Lopes e Hélio Varela  foram a Portugal, sem concurso público negociar com uma empresa, a ZETES.


-  Foram adquiridos umas malas e passados algum tempo, jaziam no fundo dos corredores  DGAPE (direção ao apoio eleitoral). Conclusão o recenseamento foi feito sem biometria e daí não existirem certezas relativamente à unicidade dos eleitores nos caderno eleitorais.


-   Estão a implementar um sistema electónico sofisticado que se supõe que  poderão depois eliminar quaisquer provas de fraude.


As evidencias quanto aos riscos de fraude são do conhecimento dos  jornais digitais em cabo verde porém a sua atitude silenciosa em fazer denuncias é interpretada como “medo de represálias”.