Kuito - O ministro do Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Carlos Maria Feijó, afirmou qunta-feira, na cidade do Kuito, província do Bié, que o executivo está seriamente engajado na melhoria das condições habitacionais das populações a nível do país.


Fonte: Angop


O governante prestou estas declarações quando procedia, na zona do Chissindo, a cerca de cinco quilómetros a sul do Kuito, ao lançamento da primeira pedra do programa nacional de habitação social.


O novo bairro contará com edifícios até quatro andares, com apartamentos do tipo T 2, T 3 e T4, respectivamente, completamente mobilados.

Carlos Maria Feijó frisou que o governo, com maior destaque para o Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, sempre se preocupou em melhorar as condições de habitabilidade dos cidadãos, razão pela qual no final do ano passado lançou o programa de construção de 110 mil apartamentos em todo país.

Garantiu que a província do Bié constitui uma das prioridades do Presidente da Republica, pelo facto de a mesma ser uma das regiões de Angola que muito sofreu com os conflitos armados.


A província do Bié, segundo informou, contará com sete mil imóveis, sendo seis mil na cidade do Kuito e mil na sede do município do Andulo, a 130 quilómetros da capital biena.


Carlos Maria Feijó faz-se acompanhar do ministro do Urbanismo e Construção, Fernando Fonseca, e dos secretários para os Assuntos Sociais e Económico do Presidente da República, Rosa Pacavira e Armando Manuel, respectivamente.

 

Secretária da Presidência quer continuidade nas obras inacabadas

 

A secretária da Presidência da República para os Assuntos Sociais, Rosa Pacavira, disse, hoje quarta-feira, ser urgente dar sequência aos projectos inacabados na província do Moxico, alguns dos quais iniciados há mais de três anos.

 

Rosa Pacavira que trabalhou desde terça-feira última no Luena fez este pronunciamento no final de visitas efectuadas a empreendimentos sociais em curso e outros por iniciar, na capital da província do Moxico (Luena).

 

“Temos muito trabalho pela frente, estamos a começar, há muitos projectos começados e não foram terminados, vamos dar sequência a estes projectos - disse à imprensa.

 

Rosa Pacavira disse que tem de se traçar um projecto consolidado, a partir de uma estratégia conjunta com os sectores intervenientes, para acabar estas empreitadas, tudo isto, passa pela intervenção na estrada principal Saurimo-Luena, para facilitar o transporte dos materiais de construção e outros meios necessários para a província.

 

As estradas secundárias e terciárias também precisam de uma intervenção rápida, para o escoamento dos produtos do campo para a cidade do Luena e outros centros comerciais, no âmbito dos programas municipais integrados de desenvolvimento e combate à pobreza.

 

A falta de salas de aulas para alunos que estudam em condições inadequadas e outros que ficaram fora dos sistema de ensino este ano são preocupações manifestadas por Rosa Pacavira, durante visitas efectuadas a algumas escolas do Luena.

 

A secretária da Presidência da República visitou também o hospital central do Moxico que necessicita de reabilitação e modernização dos seus serviços, pois existe desdo os anos 60 e nunca beneficiou de restauro profundo.

 

A construção de mais salas de aulas, para absorver mais crianças que estudam ao ar livre, reabilitar e ampliar mais hospitais, o reordenamento das aldeias com a participação das próprias comunidades, respeitando os costumes tradicionais da região são alguns dos projectos para a área social no Moxico.

 

Para o êxito destes projectos, Rosa Pacavira pediu a colaboração do governo da provincia, Comissão Nacional de luta contra a Pobreza e da sociedade civil em geral.