Lisboa – Paulo Kassoma - usou os poderes do cargo de PM, em que acabara de ser investido, para influenciar a nomeação do seu substituto como governador provincial do Huambo, cargo que exercera com reconhecido êxito.


Fonte: AM

Dissabores do Huambo

A escolha recaiu em Albino Malungo; cedo, porém, este o começou a "importunar" com a necessidade de "esclarecer" certos aspectos de negócios pessoais que o novo PM deixara no Huambo – então geridos por uma filha, Canda. Entre os aspectos que o novo governador achava conveniente esclarecer avultava o de empresas prestadoras de volumosos serviços ao Governo Provincial, a que o antigo governador estava ligado.

 

Já estavam suficientemente ensombradas as relações entre o novo e o antigo governador, quando Faustino Muteka, ciente da situação e decidido a aproveitá-la, se pôs em campo para forçar a saída de A Malungo e em lugar do mesmo vir ele próprio a ser nomeado governador – sua suprema ambição.

 

O novo PM, a que recorreu, fez-lhe a vontade, dando vazão aos seus anseios. Mas o ex-PM e agora presidente da Assembleia Nacional mais uma vez não parece ter acertado. Agora é o desapontamento que F Muteka lhe vem causando, e de que em privado se queixa, com os muitos saneamentos de gente da sua confiança que deixou no Governo Provincial do Huambo.