Luanda - O deputado da UNITA, Abílio Camalata Numa, pode vir a perder o seu assento na Assembleia Nacional. Em causa está a alegada implicação do Secretário-Geral do “ Galo Negro” nas acções que degeneraram em escaramuças no município do Bailundo, província do Huambo.


Fonte: Apostolado
 

O general Numa ficou por ser ouvido pela Comissão de Ética e Quórum do Parlamento angolano, de acordo com a decisão saída de um encontro promovido a semana passada.

 

De acordo com o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, o deputado ainda não foi notificado. “ Não há ainda nenhuma convocatória. Ele aguarda com toda a serenidade que tal venha a acontecer” – referiu.

 

“Segundo informações que colhemos, parece ser forte a intenção do Presidente da Assembleia Nacional de fazer com que o deputado Numa perca o seu mandato, só por ter feito uma greve de fome” – disse.

 

O secretário-geral da UNITA, entrou em greve de fome, na pretérita segunda-feira,7, defronte ao  Comando Provincial da Polícia Nacional, do Huambo, para exigir a libertação de um militante, António Kaputo, detido supostamente de forma ilegal na comuna do Bimbe, município do Bailundo.

 

O político enquadrou a  detenção do militante como “o resultado das constantes violações das leis no país”. A prisão, deveu-se a uma tentativa de agressão contra o soba de uma aldeia que terá impedido a colocação da bandeira da UNITA, numa altura em que se aguardava pela visita de trabalho de Camalata Numa naquela localidade.

 

Acusações refutadas pelo segundo comandante da Polícia Nacional no Huambo, Elias Luvulo.

 

No ano passado, Camalata Numa, queixou-se de ter sido alvo de um atentado no Bailundo, sua terra natal, quando se encontrava em visita privada.