Luanda - O MPLA promove, este ano, acções de mobilização e apoio para a execução dos programas do Executivo que visam a melhoria das condições de vida das populações, disse, ontem, em Menongue, o vice-presidente do partido.


Fonte: JA


Roberto de Almeida, que falava na cerimónia de apresentação da agenda política do MPLA, realizada na sala de conferências de Cambumbe Lodge, anunciou que o seu partido vai mobilizar a sociedade a apoiar o Executivo na materialização dos programas municipais integrados de desenvolvimento rural e de combate à pobreza, no programa “Água para Todos” e no programa de habitação social e comércio rural.

 

 O MPLA para concretizar estes programas, referiu, vai aprovar directivas e instrutivos que recomendam o empenho dos militantes dos comités de acção e de estruturas intermédias do partido no esclarecimentos e informação aos demais cidadãos.A agenda política apresentada, ontem, sublinha que o IV Congresso do MPLA deve servir de aperfeiçoamento do exercício da governação e do modo do desenvolvimento de Angola. Neste Congresso extraordinário, o MPLA vai fazer o balanço da actividade do partido e dos órgãos do Estado, com realce para as metas e os objectivos prometidos nas eleições de 2008. O MPLA vai adoptar as bases gerais do Programa de Governo para o período de 2012/2017.


Roberto de Almeida anunciou que o MPLA vai implementar, ainda este ano, a estratégia de crescimento do partido para o período de 2010-2012, baseado na mobilização e na formação para o ingresso de um número considerável de pessoas no MPLA.“Vamos promover o ingresso no MPLA de cerca de dois milhões de cidadãos angolanos que aceitem o seu programa e estatutos, para que se aumente a influência do partido em todos os sectores da vida nacional”, disse.O MPLA, afirmou, vai recrutar cidadãos capazes de pôr em prática as tarefas que visam satisfazer as necessidades das populações e que sejam capazes de conceber políticas e estratégias para superar os obstáculos para o desenvolvimento de Angola.

 

O MPLA, disse, vai, este ano, continuar a dinamizar o sistema de formação política e ideológica dos militantes, simpatizantes e amigos e a aperfeiçoar os critérios e procedimentos de avaliação e de gestão de quadros. Neste sentido, o MPLA já realizou a mesa redonda sobre a orientação ideológica do partido sobre o tema “o Socialismo democrático” e, declarou, quer criar condições para realizar actividades similares a outros níveis. O MPLA realiza cursos de formação de formadores do partido que vão promover acções de formação político-ideológica dos militantes, amigos e simpatizantes. A agenda política prevê também a garantia de condições para a realização do V Congresso da OMA para esta formação feminina sair do congresso reforçada para assumir o papel de liderança das mulheres angolanas.


Qualidade de vida


O vice-presidente do MPLA salientou ser necessária a unidade de todos os angolanos para se produzir riqueza, que permita melhorar a qualidade de vida das populações.

 

“Além de apresentarem ideias e fazerem críticas construtivas, as Igrejas e as Organizações Não-Governamentais devem continuar a contribuir com a realização de programas que ajudem o Estado na recuperação e preservação de valores culturais, éticos, morais e cívicos, no processo de formação da cidadania”, disse.  “Este é um trabalho permanente que requer o empenho de todos, visando o conhecimento dos direitos individuais e do reforço do núcleo familiar, como garantia para a existência de uma sociedade sã, onde a solidariedade prevalece em detrimento de egoísmo”, referiu o vice-presidente do partido no poder..